MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TSE confirma liminar que afastou desembargador da presidência do TRE/BA

TSE confirma liminar que afastou desembargador da presidência do TRE/BA

X

Da Redação

quarta-feira, 16 de agosto de 2006

Atualizado às 08:18

 

Rodízio

 

TSE confirma liminar que afastou desembargador da presidência do TRE/BA

 

O TSE confirmou por seis votos a um, em sessão plenária nesta terça-feira, que o TRE/BA deve obedecer à regra do rodízio dos mandatos de presidente dos Tribunais. Negou, assim, a pretensão do desembargador Carlos Alberto Dutra Cintra, que afastado por liminar, queria ser reconduzido para mais um mandato à presidência do TR.

 

Os ministros acompanharam voto do corregedor-geral do TSE, ministro César Asfor Rocha, relator do Agravo Regimental (recurso) na Representação 982, apresentada pelo Partido da Frente Liberal (PFL) para suspender a reeleição do presidente do TRE/BA. O ministro concedeu liminar, no último dia 1º, para suspender os efeitos da eleição realizada naquele tribunal até a apreciação do mérito. Contra esta liminar, o desembargador Carlos Alberto Dutra Cintra recorreu.

 

Hoje o ministro lembrou que a questão já foi objeto de apreciação pelo TSE, e a jurisprudência existente diz que decorrido o prazo de dois anos do mandato presidencial, mesmo que ainda sobre tempo para permanência na Corte, tem sempre ocorrido o seu desligamento, o que deve ser seguido pelos TRs.

 

O presidente do TSE, ministro Marco Aurélio, acrescentou que "sem rodízio, não teríamos como observar o sistema de paridade". Ele complementou que sem a alternância da presidência dos Tribunais, "a porta da fraude ficará aberta".

 

O PFL alegou na Representação que o TRE/BA contrariou a Resolução TSE 20.120/98, que proíbe reeleição ou recondução de presidentes dos TRs. Desobedeceu, também, o artigo 102 da Lei Complementar 35/79 (clique aqui - Lei Orgânica da Magistratura), que instituiu o rodízio obrigatório. Além disso, cita que a decisão se antecipou ao resultado da Consulta 1343, protocolada pelo senador Antonio Carlos Magalhães em 12 de julho.

 

A divergência foi suscitada pelo ministro Carlos Ayres Britto. O mérito da Representação ainda será julgado pelo Plenário da Corte.

___________

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...