MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNMP absolve promotor que recebeu advertência por publicação no Facebook
Liberdade de expressão

CNMP absolve promotor que recebeu advertência por publicação no Facebook

Crítica era sobre afastamento remunerado de membros do MP para concorrer a cargos públicos.

Da Redação

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Atualizado às 14:43

O CNMP absolveu um promotor que havia recebido advertência do Colégio de Procuradores de Justiça do MP/SP devido a publicação no Facebook. No texto, ele criticava o afastamento remunerado de membros do MP para concorrerem a cargos políticos. Para o Conselho, por sua vez, manifestação não foi feita de modo individualizado, e não ultrapassou o direito de crítica.

O promotor do MP/SP ingressou com revisão de processo disciplinar para rever decisão exarada no PAD 13/16, pela qual foi aplicada sanção de advertência. O PAD teria sido instaurado para apurar manifestação no Facebook, supostamente ofensiva a dois membros do MP/SP, que ofereceram a representação à corregedoria.

 

Ao pedir a revisão, o promotor observou que o corregedor-Geral manifestou-se pela aplicação da penalidade, mas o procurador-Geral do MP/SP decidiu absolvê-lo. 

Após recurso do corregedor, o órgão especial do colégio de procuradores de Justiça do MP/SP decidiu pela aplicação da advertência, porque a manifestação teria caracterizado excesso no exercício da liberdade de expressão.

 

Em sua defesa, o promotor argumentou que sua publicação foi para grupo restrito de membros do MP Estadual, e que se tratou de mera crítica aos afastamentos legais remunerados de membros da instituição para concorrer a cargos políticos, no contexto legítimo do direito à liberdade de expressão.

"Sem prejuízo dos vencimentos??? Nova modalidade de férias e vc ganha uma campanha custeada ainda que indiretamente pelo MP... uma vergonha!"

Liberdade de expressão

Ao examinar o caso, o conselheiro Silvio Roberto Oliveira De Amorim Junior entendeu que não há fundamento legal para a aplicação da penalidade de advertência. "Observa-se que a manifestação proferida pelo ora requerente não contém referência individualizada, tampouco excesso de linguagem, palavras chulas ou de baixo calão que possam justificar a aplicação de penalidade disciplinar."

Para o conselheiro, a manifestação não foi direcionada a alguém de modo individualizado, senão à própria natureza do instituto do afastamento remunerado.

"Registre-se que o exercício do direito de crítica pode até ser considerado injusto por quem o recebe, mas quando não guarda sentido calunioso, difamatório ou injurioso, e sim a expressão mais livre do pensamento humano, não pode ser censurado nem perseguido."

O conselheiro citou jurisprudência do STF e STJ protegendo a liberdade de expressão, que teve posição de destaque concedida pela CF/88, em todas as suas formas de manifestação, e que, na visão do relator, "constitui elemento fundamental para a construção da Democracia, porquanto assegura que mesmo as ideias minoritárias possam ser manifestadas e debatidas publicamente no âmbito da sociedade".

O CNMP seguiu o voto, julgando procedente o pedido de revisão para absolver o promotor.

O advogado Raphael Guimaraes Carneiro, da banca Raphael Carneiro & Márcio Santos Advogados, atuou pelo promotor.

  • Processo disciplinar: 1.00475/2018-97 

Veja a decisão.

_________________

 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas