MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. A lei n° 11.232/05 e as execuções trabalhistas

A lei n° 11.232/05 e as execuções trabalhistas

x

Da Redação

sexta-feira, 18 de agosto de 2006

Atualizado às 08:12

 

CPC

 

A lei n° 11.232/05 e as execuções trabalhistas

 

A alteração na forma de execução dos títulos judiciais, implantada pela lei n° 11.232/05 - clique aqui, tem levado alguns magistrados a julgarem as execuções trabalhistas de acordo com o Código de Processo Civil, ao invés de utilizar a legislação trabalhista a respeito.

 

De acordo com o artigo 889 da Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT: "Aos trâmites e incidentes do processo de execução são aplicáveis os preceitos que regem o processo dos executivos fiscais para a cobrança da dívida ativa da Fazenda Pública Federal".

 

Isto significa que, na fase de execução trabalhista irão prevalecer as regras contidas na CLT; não encontrando nenhuma delas que regule a espécie, deve ser aplicada a Lei nº 6.830/80, que dispõe sobre a cobrança judicial da divida ativa da fazenda publica, e somente quando esta não oferecer solução é que estará autorizada a utilização do Código de Processo Civil.

 

Dispõe a CLT que, para o cumprimento de uma sentença trabalhista, a empresa deve ser intimada a pagar o débito em 48 horas, podendo, no entanto efetuar o depósito em dinheiro ou nomear bens para garantia da execução e eventual interposição de embargos do devedor. Esse procedimento é distinto daquele determinado pelo artigo 475-j do CPC, que prevê um prazo de 15 dias para o pagamento, com multa de 10% sobre a quantia principal atualizada em caso de omissão do devedor.

 

"Considerando que não há omissão na CLT, não deve ser aplicada a nova regra do CPC; porém, já existem decisões da Justiça do Trabalho contrariando esse entendimento", completa Otavio Pinto e Silva, sócio e coordenador do setor Trabalhista do Escritório Siqueira Castro Advogados em São Paulo.

 

____________

 

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...