MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Jogo em que Bolsonaro mata gays, negros e outras minorias será investigado pelo MP/DF
Investigação

Jogo em que Bolsonaro mata gays, negros e outras minorias será investigado pelo MP/DF

Para parquet, jogo possui clara intenção de prejudicar candidato à presidência da República e causa danos morais coletivos a movimentos sociais e minorias.

Da Redação

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Atualizado às 08:25

Nesta quarta-feira, 10, o MP/DF abriu um inquérito civil público para investigar startup que desenvolveu o jogo "Bolsomito 2k18", no qual o personagem "Bolsomito" – em alusão ao presidenciável Jair Bolsonaro – ganha pontos ao matar feministas, homossexuais, negros e integrantes de movimentos sem-terra.

t

No game, o usuário ganha pontos ao matar os personagens descritos como "inimigos". O jogo foi desenvolvido por uma startup e é disponibilizado, de forma paga, por plataforma de empresa sediada nos Estados Unidos.

Por meio da Comissão de Proteção dos Dados Pessoais – CPDP e do Núcleo de Enfrentamento à Discriminação, o MP/DF publicou a portaria 23/18, que abre o inquérito para investigar a startup criadora do game.

Na portaria, o parquet considera que, segundo a Constituição Federal, "a República Federativa do Brasil tem como objetivo promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação", sendo todos iguais perante a lei.

O MP/DF também pontua que o racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, e que o marco civil da internet tem como princípio a responsabilização dos agentes de acordo com suas atividades.

Para o parquet, o game possui clara intenção de prejudicar o candidato à presidência da República "e com isso embaraçar as eleições 2018", além de causar danos morais coletivos aos movimentos sociais, gays e feministas.

Com isso, o parquet determinou que a empresa responsável pela plataforma onde o jogo é disponibilizado seja notificada, pela CPDP, para cessar a disponibilização do game e informar os dados cadastrais dos responsáveis pelo jogo. O parquet também ordenou a elaboração de memorando com o objetivo de identificar e qualificar os responsáveis pela startup criadora do game.

Confira a íntegra da portaria 23/18.

t

t

t

t

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...