MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça dos EUA suspende programa de escutas do governo

Justiça dos EUA suspende programa de escutas do governo

XX

Da Redação

sexta-feira, 18 de agosto de 2006

Atualizado às 09:35

 

EUA

 

Justiça suspende programa de escutas do governo

 

Uma juíza federal dos Estados Unidos determinou que o programa de escutas telefônicas do governo americano, que intercepta telefonemas particulares e outras comunicações eletrônicas sem mandados judiciais, é inconstitucional.

 

A decisão também determina a paralisação imediata do programa.

 

A juíza Anna Diggs Taylor, de Detroit, afirmou que o programa da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) viola o direito constitucional americano de liberdade de expresão. "O interesse público é claro nesta matéria. É a defesa da nossa Constituição", diz a decisão judicial.

 

11 de setembro

 

O programa foi aprovado pelo governo de George W. Bush em 2001, depois dos ataques de 11 de setembro de 2001.

 

A Associação Americana de Defesa dos Direitos Civis (sigla ACLU, em inglês) entrou com um processo contra o programa no ano passado, depois que a ação do governo foi revelada pela imprensa.

 

A ACLU disse estar defendendo jornalistas, acadêmicos e advogados que alegaram que o programa de vigilância prejudicou várias de suas fontes em outros países.

 

"Ao decidir que nem o presidente está acima da lei, a corte cumpriu a sua função", disse a advogada da ACLU, Ann Beeson.

 

Já o governo norte-americano afirmou que qualquer ação da Justiça contra seu programa de vigilância poderia ameaçar segredos vitais na guerra contra o terrorismo. O governo tem sustentado que o programa é legal.

 

Um correspondente da BBC em Washington disse que a Casa Branca está estudando a decisão e que deve, muito provavelmente, recorrer.

 

_______________

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...