MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Direito de Família - Uma abordagem psicanalítica

Direito de Família - Uma abordagem psicanalítica

Migalhas sorteia uma obra inovadora

Da Redação

segunda-feira, 20 de outubro de 2003

Atualizado em 17 de outubro de 2003 12:44

Sorteio de Obra


Migalhas tem o prazer de sortear um exemplar da inovadora obra "Direito de Família - Uma abordagem psicanalítica" (Editora Del Rey 180p.), oferecida gentilmente pelo autor Rodrigo da Cunha Pereira, Presidente do IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família.

 

Rodrigo da Cunha Pereira é Advogado, Mestre em Direito Civil pela UFMG, Professor de Direito de Família na PUC Minas, Membro da Sociedade Internacional de Direito de Família e autor de vários livros: "Concubinato e união estável", "Direito de Família. A Sexualidade vista pelos tribunais", "Direito de Família Contemporâneo (Coord.) e "Direito de Família e o novo Código Civil"(Coord.).

 

A Desembargadora Maria Berenice Dias comenta os desafios enfrentados pelo autor na construção da obra.

 

"A família, enquanto entidade identificada exclusivamente pelo selo do casamento, limitava a intervenção judicial às seqüelas de ordem patrimonial decorrentes de seu desenlace. Quando os vínculos afetivos se desvencilharam da conjugalidade, a família se tornou um conceito plural e os instrumentos existentes não mais serviam para regrar as novas estruturas que se pluralizaram. O resultado não poderia deixar de ser desastroso. A resistência de ver o novo gera o imobilismo do legislador, bem como o temor do juiz que, sem dispor de um respaldo legal, condena à invisibilidade tudo e todos que se afastam do modelo chancelado pelo sistema legal como merecedor da tutela jurídica. Este foi o desafio que enfrentou Rodrigo da Cunha Pereira ao lançar "Direito de Família: Uma Abordagem Psicanalítica", primeira obra que mostrou a necessidade de atentar muito mais aos aspectos psíquicos e pessoais do que às características formais e patrimoniais, na apreciação das relações familiares." - Desembargadora Maria Berenice Dias.

_______

 

Ganhadora:

 

Alessandra Caccianiga, do escritório Diamantino Advogados Associados

_______

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista