MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Direito de Família - Uma abordagem psicanalítica

Direito de Família - Uma abordagem psicanalítica

Migalhas sorteia uma obra inovadora

Da Redação

segunda-feira, 20 de outubro de 2003

Atualizado em 17 de outubro de 2003 12:44

Sorteio de Obra


Migalhas tem o prazer de sortear um exemplar da inovadora obra "Direito de Família - Uma abordagem psicanalítica" (Editora Del Rey 180p.), oferecida gentilmente pelo autor Rodrigo da Cunha Pereira, Presidente do IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família.

 

Rodrigo da Cunha Pereira é Advogado, Mestre em Direito Civil pela UFMG, Professor de Direito de Família na PUC Minas, Membro da Sociedade Internacional de Direito de Família e autor de vários livros: "Concubinato e união estável", "Direito de Família. A Sexualidade vista pelos tribunais", "Direito de Família Contemporâneo (Coord.) e "Direito de Família e o novo Código Civil"(Coord.).

 

A Desembargadora Maria Berenice Dias comenta os desafios enfrentados pelo autor na construção da obra.

 

"A família, enquanto entidade identificada exclusivamente pelo selo do casamento, limitava a intervenção judicial às seqüelas de ordem patrimonial decorrentes de seu desenlace. Quando os vínculos afetivos se desvencilharam da conjugalidade, a família se tornou um conceito plural e os instrumentos existentes não mais serviam para regrar as novas estruturas que se pluralizaram. O resultado não poderia deixar de ser desastroso. A resistência de ver o novo gera o imobilismo do legislador, bem como o temor do juiz que, sem dispor de um respaldo legal, condena à invisibilidade tudo e todos que se afastam do modelo chancelado pelo sistema legal como merecedor da tutela jurídica. Este foi o desafio que enfrentou Rodrigo da Cunha Pereira ao lançar "Direito de Família: Uma Abordagem Psicanalítica", primeira obra que mostrou a necessidade de atentar muito mais aos aspectos psíquicos e pessoais do que às características formais e patrimoniais, na apreciação das relações familiares." - Desembargadora Maria Berenice Dias.

_______

 

Ganhadora:

 

Alessandra Caccianiga, do escritório Diamantino Advogados Associados

_______