MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Empréstimo consignado não se extingue com morte de devedor
Dívida

Empréstimo consignado não se extingue com morte de devedor

Decisão é do TRF da 4ª região.

Da Redação

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Atualizado às 09:27

A 3ª turma do TRF da 4ª região negou provimento ao recurso de herdeiro e entendeu que a morte de sua mãe não extingue a obrigação decorrente de empréstimo consignado e a herança, nos seus limites, responde pela dívida.

t

Um dos herdeiros ajuizou ação alegando que a dívida era descontada da mãe, pensionista do Paranaprevidência, e que com o seu falecimento, junto com o cancelamento da pensão, houve inadimplência das prestações. Consta nos autos que a Caixa Econômica Federal decretou o vencimento antecipado da dívida.

A ação de embargos à execução pedindo a suspensão da dívida, de R$ 72 mil, foi negada pelo juízo de 1º grau. Em grau recursal, o herdeiro reafirmou a possibilidade de extinção da dívida em virtude da morte da consignante, conforme disposto na lei 1.046/50 (art. 16), que dispõe sobre consignação em folha de pagamento.

Ao analisar o caso, a desembargadora Marga Inge Barth Tessler, relatora, pontuou que embora a lei 1.046/50 não tenha sido expressamente revogada pelas leis 8.212/90 e 10.820/03 - que dispõem sobre a seguridade social e o desconto em folha de pagamento, respectivamente -, não pode ser interpretada em descompasso com as demais pertencentes ao ordenamento jurídico. Assim, o óbito do consignante não extingue a obrigação decorrente do empréstimo, pois a herança, dentro de seus limites, responde pela dívida, concluiu a magistrada.

"O fato de o vencimento antecipado da dívida ter ocorrido em virtude do falecimento do consignante não é suficiente para afastar a possibilidade de execução do débito, eis que segue válida a cláusula que prevê a possibilidade de vencimento antecipado no caso de inadimplência, o que é o caso dos autos."

Assim, por unanimidade a 3ª turma negou provimento ao recurso.

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA