MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PSDB contesta propaganda de deputados baianos em favor de Lula

PSDB contesta propaganda de deputados baianos em favor de Lula

Da Redação

segunda-feira, 21 de agosto de 2006

Atualizado às 09:38


Desvio de finalidade
 

 

PSDB contesta propaganda de deputados baianos em favor de Lula

 

A coligação Por um Brasil Decente (PSDB/PFL) entrou com Representação (RP 1022) neste domingo no TSE contra desvio de finalidade da propaganda eleitoral destinada aos candidatos a deputado federal da Bahia, pela coligação Força do Povo. A petição assegura que a propaganda em bloco, divulgada às 20h30, do dia 17 deste mês, foi utilizada "de forma abusiva" como propaganda em favor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição.

 

De acordo com degravação da propaganda citada, a coligação PSDB/PFL mostra que "as imagens e o texto apresentados se destinam a promover, indubitavelmente, a figura do candidato à presidência, na medida em que neles se procura destacar sua popularidade entre os baianos, o apoio que por estes estaria sendo dado e aquilo que se chamou de caminhada para a vitória, entoando-se canto típico de grito de guerra de torcida em favor de Lula".

 

A Representação acrescenta que em todo o trecho da propaganda há apenas uma referência acidental aos que deveriam usar o horário eleitoral, quando se diz que a caminhada de Lula pelas ruas de Salvador se deu na companhia de Wagner (Jaques Wagner, candidato ao governo da Bahia) e seu "time de deputados". Razão porque a coligação PSDB/PFL acusa a "existência de desvio do horário eleitoral, com a inadmissível utilização para a escancarada propaganda em prol do candidato à presidência".

 

Pelas razões expostas, a coligação PSDB/PFL pede ao TSE a retirada de 45 segundos do tempo de propaganda destinado ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva, com base no artigo 23 da Resolução 22.261, que "veda aos partidos políticos e coligações incluir, no horário destinado aos candidatos proporcionais, propaganda das candidaturas majoritárias". O relator da matéria é o ministro Ari Pargendler.

___________

 

 

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA