MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Acúmulo de trabalho prejudica tribunais de pequenas causas

Acúmulo de trabalho prejudica tribunais de pequenas causas

Presidente do STJ cobra lei que cria novas varas

Da Redação

terça-feira, 21 de outubro de 2003

Atualizado às 09:15

 

Acúmulo de trabalho prejudica tribunais de pequenas causas

 

Hoje existem no Brasil, segundo dados do Conselho da Justiça Federal, 237 juizados especiais. Já foram julgados mais de 355 mil processos e mais de 559 mil estão em tramitação. Criados para apressar o julgamento de causas de valores menores, esses tribunais estão atolados de processos por falta de pessoal e acúmulo de trabalho para juízes, pois além das varas normais, atuam também nas especiais.

Na abertura do Congresso Nacional dos Juizados Especiais Federais, o presidente do STJ, ministro Nilson Naves, cobrou do legislativo a votação do projeto que cria 138 novas varas federais comuns. O projeto de lei tramita há três anos no Congresso e é considerado ''fundamental'' pelo ministro por dois motivos: a interiorização da Justiça Federal e o funcionamento efetivo dos juizados especiais, ainda dependentes de infra-estrutura e de pessoal das varas tradicionais.

Atualmente a informatização dos processos reduziu o tempo médio de solução de uma causa (até o valor limite de 60 salários mínimos) de sete anos para quatro meses.

 

O ministro Gilmar Mendes, do STF, advogado-geral da União quando a lei foi sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, explicou que o teto de 60 salários mínimos para as ações julgadas em rito sumário foi estabelecido porque 85% das ações judiciais em que o INSS era parte não ultrapassavam esse valor.

_____________________