MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Franqueadora é condenada por omitir informação essencial em oferta de franquia
Direito Privado

Franqueadora é condenada por omitir informação essencial em oferta de franquia

TJ/SP garantiu a franqueada valores que haviam sido pagos pelo direito de exploração da franquia.

Da Redação

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Atualizado às 15:37

O TJ/SP reformou sentença para julgar procedente ação declaratória de nulidade de contrato de franquia, considerando a ausência de informação essencial na circular de oferta da franquia.

A autora ajuizou ação declaratória de nulidade de contrato de franquia, com pedido de devolução de valores pagos, narrando que a franqueadora omitiu a existência de um ex-franqueado que atuava nessa mesma região e que não havia conseguido concluir nenhum negócio em oito meses de atuação.

t

A ação foi julgada improcedente em 1º grau, porém a 1ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do TJ/SP proveu a apelação da autora.

O desembargador Cesar Ciampolini anotou no voto que a circular de oferta de franquia omitiu a informação a respeito da existência de antigos franqueados na região que viria a ser explorada pela apelante, descumprindo, dessa forma, o disposto no art. 3º, IX, da lei 8.955/94.

"Mais do que isso, a apelada, após revelar essa informação obrigatória, deixou de repassar à apelante os dados do antigo franqueado (endereço e telefone), limitando-se a afirmar que ele permaneceu na franquia durante o período de março a novembro de 2016.

Deve-se ressaltar, ademais, que mesmo tendo assinado o contrato, fato é que a apelante continuou buscando essa informação, por meio de indagações enviadas à apelada, enquanto iniciava sua atuação."

Assim, o desembargador afirmou ser o caso de anular o contrato de franquia, restituindo-se as partes ao status quo ante, e a franqueadora deve devolver os valores pagos para a aquisição dos direitos de exploração da franquia, devidamente corrigidos.

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA