MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Abril deve reintegrar demitidos em massa após julho de 2017
Ação Civil Pública

Abril deve reintegrar demitidos em massa após julho de 2017

Editora tem um mês para realizar reintegração de demitidos a partir de julho de 2017.

Da Redação

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Atualizado às 15:11

O juiz do trabalho, Eduardo José Matiota, da 61ª vara do Trabalho de São Paulo, determinou, na última segunda-feira, 3, que a Editora Abril reintegre, em até 30 dias, os funcionários demitidos a partir de julho do ano passado.

t

A decisão foi em ACP movida pelo Ministério Público do Trabalho após a demissão em massa de trabalhadores pela editora. Em dezembro de 2017, foram centenas de dispensados. Em agosto, foram demitidos outros 800 funcionários e a empresa teve deferido o pedido de recuperação judicial.

Em setembro deste ano, o magistrado já havia declarado a nulidade das demissões feitas pela editora em dezembro de 2017, e determinado a reintegração. Ao apresentar embargos de declaração, a Abril alegou que a demissão envolveu entidades sindicais, tanto dos jornalistas quanto das empresas proprietárias de jornais, e que houve consenso com relação à situação dos empregados.

Mas, para o juiz, não houve acordo para demissão em massa. Em nova decisão, além de manter a reintegração, o juiz antecipou o marco temporal e incluiu na decisão os demitidos a partir de julho de 2017. Ele lembrou que, nesta data, ainda não estava em vigor a Reforma Trabalhista, situação que reforçava ainda mais a necessidade de negociação coletiva anterior à demissão.

Segundo a decisão, os trabalhadores que se recusarem a reassumir suas funções podem ter a conversão da reintegração em indenização.

Veja a sentença.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas