MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Envio de lista tríplice para escolha de procurador-Geral do Estado do Pará é suspenso
MP/PA

Envio de lista tríplice para escolha de procurador-Geral do Estado do Pará é suspenso

TJ/PA deferiu tutela diante de questionamentos acerca da integridade do sistema de eleição.

Da Redação

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Atualizado às 16:37

A desembargadora Nadja Nara Cobra Meda, do TJ/PA, deferiu tutela para impedir a divulgação do resultado e/ou o encaminhamento ao governador da lista tríplice para procurador-Geral do Estado.  

O pleito foi realizado nesta terça-feira, 4. Dos 347 membros, um total de 339 participaram da votação para a formação da lista tríplice, o que representa 97,69%.  

Contudo, no MS, o impetrante sustenta que no início de novembro a comissão eleitoral realizou reunião fechada na qual deliberou por utilizar nas eleições um aplicativo de votação pela internet, nominado de sistema Votus, abolindo implicitamente o voto presencial. Para o autor, foi violado o seu direito de fiscalização como candidato do processo eleitoral, bem como, a ausência de previsão legal que ampare a utilização do sistema para o referido pleito eleitoral do MP/PA.

t

Ao analisar o pedido de tutela de urgência, a relatora consignou que assiste razão ao impetrante quando afirma que a Lei Orgânica do Ministério Público (LCE 57/06), afastou o voto a distância, restando apenas o direito de voto a ser exercido pessoalmente pelo eleitor.

Não bastasse isso, verifico que o Estado do Pará possui algumas comarcas que sequer dispõem de internet ou, quando a possuem, é de péssima qualidade, o que também poderia inviabilizar o acesso de votação a alguns eleitores.

Verifico ainda que são colocados diversos questionamentos acerca da integridade do sistema de eleição, principalmente em razão de estar interligado diretamente na internet e com a possibilidade de gravação ou foto do voto, o que é vedado. Além da ausência de técnicos do Conselho Nacional do Ministério Público, na qualidade de observador e garantidor do resultado da apuração dos votos.”

Nadja Meda lembrou que o processo eleitoral está bastante conturbado, com procedimentos tramitando na esfera administrativa e judicial, onde em ambos, se discute a referida eleição.

Considerando que as eleições já foram realizadas, não existindo mais a possibilidade de suspensão da votação, a desembargadora deferiu a tutela de urgência para impedir a divulgação do resultado ou o encaminhamento da lista ao governador.

Em caso de já ter sido enviada a lista, desde já, suspendo todos os atos seguintes referentes à escolha e indicação do Procurador Geral de Justiça.”

O impetrante é defendido pelo escritório Mendes e Mendes Advocacia & Consultoria.

  • Processo: 0809264-17.2018.8.14.0000

_____________

t

Patrocínio

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...