MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. IR incide sobre juros de mora em ação na qual salários pretéritos foram pagos acumuladamente
Imposto de renda

IR incide sobre juros de mora em ação na qual salários pretéritos foram pagos acumuladamente

É o que decidiu a 8ª turma do TRF da 1ª região ao dar parcial provimento a recurso da União.

Da Redação

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Atualizado às 08:34

Na hipótese de pagamento de salários pretéritos decorrentes da anulação de rescisão contratual, o imposto de renda incide sobre os juros de mora. Assim decidiu a 8ª turma do TRF da 1ª região ao dar parcial provimento a recurso da União.

t

Em ação trabalhista, foi determinada a anulação de rescisão contratual do autor e a consequente reintegração ao emprego, com o pagamento de salários devidos. O trabalhador recebeu, acumuladamente, valores relativos ao período entre março de 1997 e agosto de 2011. A sentença reconheceu não devida a incidência do imposto de renda sobre os valores percebidos, no caso, a título de juros de mora.

Ao analisar recurso da União, a relatora convocada na 8ª turma do TRF da 1ª região, juíza Federal Rosimayre Gonçalves de Carvalho, pontuou que, "uma vez que o principal, não é verba indenizatória, não está isento da incidência do imposto de renda, e o acessório também não estará isento da incidência do imposto de renda".

A magistrada considerou que a ação trabalhista versou sobre a anulação da rescisão contratual do autor e consequente reintegração ao emprego, com o pagamento dos salários respectivos, não cabendo entendimento adotado em precedente do STJ, segundo o qual "a isenção abarca tantos os juros incidentes sobre as verbas indenizatórias e remuneratórias quanto os juros incidentes sobre as verbas não isentas".

Assim, a 8ª turma do TRF da 1ª região deu parcial provimento ao recurso da União para reconhecer, na hipótese dos autos, que os juros de mora estão sujeitos à incidência do imposto de renda.

  • Processo: 0009666-90.2014.4.01.3000

Confira a íntegra do voto e da ementa.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas