MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF rejeita denúncia contra senador Fernando Bezzera
Lava Jato

STF rejeita denúncia contra senador Fernando Bezzera

Por maioria, 2ª turma entendeu que os indícios contra o senador são frágeis.

Da Redação

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Atualizado às 16:52

Nesta terça-feira, 11, a 2ª turma do STF retomou a análise do inquérito da Lava Jato contra o senador Fernando Bezerra. Por maioria de votos (3 a 2), o colegiado decidiu rejeitar a denúncia contra o parlamentar. 

t

O julgamento teve início em 5 de dezembro do ano passado. Na ocasião, o caso  dividiu os ministros: Fachin (relator) e Celso de Mello receberam a denúncia por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, enquanto Gilmar Mendes e Toffoli divergiram. 

Com o empate, a turma decidiu aguardar o retorno do ministro Ricardo Lewandowski, afastado por razões médicas, para decidir o destino do parlamentar e dos outros acusados.

Hoje, o caso foi retomado com voto de desempate do ministro Ricardo Lewandowski. Ele acompanhou a divergência aberta pelo ministro Gilmar Mendes, em dezembro do ano passado, no sentido de que os elementos em desfavor do senador Fernando são insuficientes para ensejar a ação penal. 

A PGR apontou suposto recebimento por integrantes do PSB de R$ 41,5 milhões de empreiteiras contratadas pela Petrobras para a construção da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco. Parte da verba, de acordo com a denúncia, teria beneficiado a campanha ao governo de Pernambuco de Eduardo Campos, falecido em acidente aéreo em agosto de 2014.

Além do senador, foram denunciados o empresário João Carlos Lyra Pessoa de Mello Filho, sob acusação de lavagem de dinheiro, e Aldo Guedes Álvaro, ex-presidente da Companhia Pernambucana de Gás, sob acusação de corrupção e lavagem.

Mello Filho e Álvaro, segundo a PGR, atuaram como operadores do suposto esquema, ocorrido entre 2010 e 1011, período em que Bezerra Coelho foi secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidia o Complexo Industrial Portuário de Suape.

O processo contra eles foi remetido à 1ª instância. O colegiado também começou a analisar hoje o agravo interposto pela defesa de Aldo Guedes Álvaro contra decisão do relator, ministro Fachin, de remeter a parte do inquérito relacionada a ele para a Justiça Federal no Paraná, responsável pela Lava Jato. Fachin manteve seu entendimento pela remessa. O ministro Gilmar Mendes pediu vista no agravo. 

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...