MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TSE julga improcedente ação de Bolsonaro contra Haddad por shows de Roger Waters no Brasil
Us + Them

TSE julga improcedente ação de Bolsonaro contra Haddad por shows de Roger Waters no Brasil

Presidente eleito alegou que candidato e vice usaram turnê para promover "ostensiva e poderosa propaganda eleitoral" negativa contra ele.

Da Redação

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Atualizado às 09:15

Nesta quinta-feira, 13, o plenário do TSE julgou improcedente, por unanimidade, ação de investigação judicial eleitoral - Aije movida pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, e sua campanha contra Fernando Haddad e Manuela D'Ávila, por suposto abuso de poder econômico nas eleições de 2018.

t

Na ação, Bolsonaro alegou que os então candidatos, que disputaram os cargos de presidente e vice-presidente, se aproveitaram dos shows do cantor Roger Waters, durante passagem da turnê "Us + Them" no Brasil, para promoverem uma "ostensiva e poderosa propaganda eleitoral negativa" contra o então candidato do PSL. Durante seus shows no país, o músico inglês se posicionou frontalmente contra a candidatura de Bolsonaro.

Ao analisar o caso, o relator, ministro Jorge Mussi, entendeu que não existe, no processo, prova segura da prática de conduta ilícita por parte de Haddad e Manuela D'Ávila em conluio com os sócios da empresa que promoveu a turnê "a revelar uso malicioso" dos shows de Waters e com a finalidade de influenciar eleitoralmente seus espectadores.

Segundo Mussi, "embora seja indiscutível que o emprego de recursos públicos ou privados para financiar eventos artísticos possa, em tese, materializar o abuso de poder em caso de propaganda negativa de determinado candidato, este, a meu sentir, não é o caso dos autos".

Em relação à turnê de Roger Waters, o relator pontuou que não houve uso de recursos públicos financiando as apresentações e nem incentivos previstos pela lei Rouanet. "Somente o artista e sua equipe detiveram controle sobre o conteúdo dos shows. O candidato e os empresários não possuíam qualquer ingerência sobre o roteiro da apresentação", acrescentou.

Mussi ressaltou a liberdade de expressão e pontuou que, embora Waters tenha aderido à campanha "#EleNão", a qual já era amplamente conhecida antes mesmo da realização dos shows, não se poderia afirmar que a turnê teve impacto nas eleições.

O ministro pontuou ainda que a trajetória do cantor é marcada pela veiculação de opiniões contra determinadas práticas e posicionamentos, e afirmou que o conjunto probatório é insuficiente para asseverar que houve abuso de poder econômico.

O voto foi seguido à unanimidade pelo plenário do TSE.

Informações: TSE.

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...