MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministro Lewandowski suspende MP que adiava reajuste dos servidores

Ministro Lewandowski suspende MP que adiava reajuste dos servidores

Decisão cautelar mantém reajuste salarial previsto para servidores da administração pública Federal.

Da Redação

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Atualizado às 13:09

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF, suspendeu a eficácia da MP 849/18, que adiou para 2020 a implementação do reajuste previsto para 2019 aos servidores da administração pública Federal. 

De acordo com a decisão, a MP repete a maioria dos dispositivos da MP 805/17 e em contexto semelhante. A CF/88 veda a reedição de MP idêntica a outra que foi rejeitada expressa ou tacitamente.

"A MP 849/2018, a qual, como se vê, trata do mesmo tema da MP 805/2017, referente ao cancelamento e à prorrogação dos reajustes concedidos para os exercícios de 2018 e 2019, foi publicada no Diário Oficial da União em 1°/9/18, ou seja, na mesma sessão legislativa em que a MP 805/2017 perdeu a sua eficácia (8/4/2018)."

t

Além disso, o ministro pontuou resultar evidente a urgência na concessão da liminar, sobretudo porque, até o momento, passados aproximadamente 109 dias de sua edição, o texto da MP 849/18 ainda não foi submetido à deliberação da Comissão Mista, para a qual sequer foi designado relator. 

"Dessa maneira, ao que parece, diante de iminente rejeição tácita do conteúdo da MP 849/2018 - repetindo-se o ocorrido com a MP 805/2017 - não seria razoável permitir que o diploma normativo contestado gere plenamente os seus efeitos, suspendendo ou cancelando a implementação de parcela de reajustes previstas para o mês de janeiro de 2019, para, logo em seguida, em 8/2/2019, perder a sua eficácia, o que ensejaria, ainda, a edição de decreto legislativo para disciplinar as relações jurídicas decorrentes do período em que vigeu, nos termos do art. 62, § 3° e § 11 da CF."

Nesse sentido, segundo o ministro, com a proximidade dos recessos parlamentar e judiciário, faz-se necessário o deferimento da medida acauteladora, "a fim de que se suspenda a eficácia de toda a MP 849/18, de modo a resguardar os direitos dos servidores públicos federais e prevenir a consumação de prática, aparentemente, inconstitucional, até que o Plenário deste Supremo Tribunal possa debruçar-se de maneira vertical e definitiva sobre as alegações trazidas aos autos."

O texto da MP 805/17 previa, dentre outras disposições, nos arts. 1° ao 34, a projeção das parcelas remuneratórias referentes aos anos de 2017 (2ª) e 2018 (3ª), para os anos de 2019 e 2020, respectivamente. Além disso, prescrevia o cancelamento do reajuste concedido aos cargos comissionados.

Por sua vez, a MP 849/18,  anunciada pelo ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, e publicada em edição extraordinária do DOU do dia 31 de setembro, além de postergar a 3ª parcela dos aumentos para o ano de 2020, cancela o reajuste previsto para os cargos comissionados, conforme já preceituado pela MP 805/17.

O ministro Lewandowski considerou a medida "ato unilateral e de urgência duvidosa". Para ele, intentou-se desconstituir diplomas normativos previamente acordados entre o governo e as entidades de representação de classe - precedidos da assinatura de acordos amplamente divulgados na mídia. 

"Outrossim, as leis concessivas de reajuste, além de contaram com vasta concordância das duas Casas Legislativas, contaram também com a sanção do próprio Presidente da República."

Nesse sentido, o ministro entendeu não ser difícil avistar, nessa segunda iniciativa presidencial, a quebra do princípio da legítima confiança e da segurança jurídica, assim como a vulneração de direitos já incorporados ao patrimônio dos servidores.

Isso porque, segundo ele, não poderia o Chefe do Executivo desconstituir direitos adquiridos, outorgados por lei formal, por meio de um ato unilateralmente subscrito, "algo que nem mesmo uma lei posterior de mesmo nível hierárquico poderia fazê-lo".

"Chama atenção, ainda, o fato de os servidores federais afetados pelas MP's 805/2017 e 849/2018 sofrerem uma discriminação injustificada e injustificável com relação aos demais, tão somente porque os respectivos ganhos encontram-se, aparentemente, no topo da escala de vencimentos do Executivo Federal."

Outras ADIns

Em sua decisão, o ministro destacou que foram a ele distribuídas, por dependência à ADIn 6.004, outras 8 ações de controle concentrado, todas contra a MP. 

Segundo o ministro, as ações que estão em estágio mais avançado, além de ter maior abrangência, são as de números 6.004, 6.008 e 6.009, de forma que, "diante da causa petendi aberta das ações de controle concentrado", ele determinou o julgamento conjunto das referidas ações, sem prejuízo de instrução em separado em cada uma delas.

"Além do mais, anoto que, apesar de ter pedido a inserção das precitadas ADIs na pauta de julgamento do Plenário tão logo os autos vieram conclusos a mim - e após a confecção do necessário relatório -, dado o congestionamento da agenda de julgamentos, não foi possível designar, ainda no corrente mês, dia do calendário do Plenário, de modo que, não sendo mais possível o Colegiado analisar a matéria antes do recesso e diante da urgência que o caso requer, entendo ser indispensável apreciar a medida cautelar, ad referendum do Plenário, com amparo no art. 10, § 3°, da Lei 9.868/1999, e no art. 21, V, do RISTF." 

O escritório Torreão Braz Advogados representa a Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP), autora da ADIn 6.004, e também a União Nacional dos Auditores e Técnicos de Finanças e Controle (UNACON) na ADIn 6.005, a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil na ADIn 6.008, a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal,  amicus curiae na ADIn 6.009, a Associação Nacional dos Servidores Públicos da Previdência e da Seguridade Social (ANASPS) na 6.015/DF, e  Associação Nacional dos Servidores Federais em Transporte na ADIn 6.016/DF.

Veja a íntegra da decisão

Patrocínio

Patrocínio Migalhas