MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Defesa de Lula pede soltura do ex-presidente após decisão de Marco Aurélio

Defesa de Lula pede soltura do ex-presidente após decisão de Marco Aurélio

Recesso a partir de amanhã pode dificultar soltura do ex-presidente.

Da Redação

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Atualizado às 15:24

O ex-presidente Lula pediu liberdade nesta quarta-feira, 19, após decisão do ministro Marco Aurélio, do STF. O pedido da defesa foi endereçado à juíza Federal Carolina Moura Lebbos, responsável pela execução da pena. 

t

Na véspera do recesso da Corte, o ministro Marco Aurélio proferiu decisão determinando a suspensão de execução de pena antes do trânsito em julgado da condenação, bem como a libertação daqueles que tenham sido presos, ante exame de apelação.

De acordo com a defesa do ex-presidente, capitaneada pelo escritório Teixeira, Martins & Advogados, Lula "claramente encontra-se enquadrado na moldura fática delineada no decisum, ou seja, (i) em execução açodada da pena privativa de liberdade, em razão de condenação não transitada em julgado e (ii) seu encarceramento não está fundamentado em nenhuma das hipóteses previstas no art. 312 do Código de Processo Penal, torna-se imperioso dar-se imediato cumprimento à decisão emanada da Suprema Corte.

*Às 19h39, o ministro Toffoli, presidente do STF, suspendeu a decisão do ministro Marco Aurélio, em prestígio à decisão colegiada que permite a prisão após 2ª instância. A decisão vale até o julgamento de mérito das ADCs, em 10 de abril de 2019.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista