MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Atendente do McDonald´s que emprestou batatas fritas para Burguer King tem justa causa revertida
Demissão

Atendente do McDonald´s que emprestou batatas fritas para Burguer King tem justa causa revertida

Para TRT da 9ª região, conduta do trabalhador não foi grave o suficiente para justificar dispensa por justa causa.

Da Redação

domingo, 23 de dezembro de 2018

Atualizado em 19 de dezembro de 2018 15:24

A 3ª turma do TRT da 9ª região converteu a justa causa de um ex-funcionário do McDonald's em despedida sem justa causa por entender que o motivo da dispensa – o empréstimo de um saco de batatas fritas para o Burguer King – não foi grave o suficiente para aplicação da medida.

t

O funcionário foi demitido por justa causa por ter emprestado uma caixa de batatas fritas para a rede de fast-food concorrente Burg King. Na ação contra a empresa, o trabalhador disse que não agiu com má-fé e que houve mero empréstimo com devolução posterior. A empresa, por outro lado, reafirmou a conduta grave do trabalhador, pois o manual de práticas de trabalho, política e segurança da empresa proíbe este tipo de atitude.

O juízo de 1º grau manteve a justa causa pois entendeu que a conduta do trabalhador está expressamente prevista no manual e concluiu que o ex-funcionário ignorou seu dever de lealdade ao empregador.

Ao analisar o recurso do trabalhador, a desembargadora Thereza Cristina Gosdal, relatora, concluiu que a penalidade por justa causa é nula pois não ficou comprovada a prática de ato grave o suficiente para ensejar a dispensa por justa causa.

Para a relatora, a empresa deveria ter ponderado as peculiaridades do caso antes de decidir pela aplicação da penalidade mais grave. Ela verificou que a prova oral evidenciou que o empréstimo mútuo de alimentos entre as redes era prática comum e, inclusive, autorizada pelo gerente geral.

"A aplicação da justa causa é a pena mais grave que o empregador pode imputar ao empregado, razão pela qual exige prova robusta e incontestável de fato que impeça a continuidade da relação de emprego."

Assim, a relatora converteu a justa causa em despedida sem justa causa por iniciativa do empregador e condenando a empresa ao pagamento de verbas trabalhistas. O entendimento da desembargadora foi acompanhado por unanimidade.

Veja o acórdão

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...