MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PGR recorre de decisão de Marco Aurélio
Prisão em 2ª instância

PGR recorre de decisão de Marco Aurélio

Ministro concedeu liminar impedindo prisão antes do trânsito em julgado.

Da Redação

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Atualizado às 18:21

A procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, recorreu da decisão do ministro Marco Aurélio, que determinou a suspensão de execução de pena antes do trânsito em julgado da condenação, bem como a libertação daqueles que tenham sido presos, ante exame de apelação. A expectativa é que o ministro Dias Toffoli decida sobre o recurso ainda nesta quarta-feira, 19.

t

No pedido de suspensão de liminar, a PGR alega que os efeitos da decisão do STF no ARE 964246, com repercussão geral, são vinculantes. Foi no julgamento deste recurso que a Corte reafirmou jurisprudência no sentido de que é possível a execução provisória do acórdão penal condenatório proferido em grau recursal, mesmo que estejam pendentes recursos aos tribunais superiores.

Segundo Dodge, revogar ou desrespeitar a decisão, mesmo diante de todos os argumentos jurídicos e pragmáticos, representaria triplo retrocesso: 

"Para o sistema de precedentes incorporado ao sistema jurídico pátrio, que, ao se ver diante de julgado vinculante revogado menos de um ano após a sua edição, perderia em estabilidade e teria sua seriedade posta em xeque; para a persecução penal no país, que voltaria ao cenário do passado e teria sua efetividade ameaçada por por processos penais infindáveis, recursos protelatórios e penas massivamente prescritas; e para a própria credibilidade da sociedade n a Justiça, como resultado da restauração da sensação de impunidade que vigorava em momento anterior ao julgamento do ARE n. 964246/SP."

Dodge destacou que o início do cumprimento da pena após decisões de cortes recursais é compatível com a Constituição Federal, além de garantir efetividade ao Direito Penal e contribuir para o fim da impunidade e para assegurar a credibilidade das instituições, conforme já sustentou no STF.

Desta forma, "para o fim de evitar grave lesão à ordem e à segurança", pediu, na forma do art. 4º da lei 8.437/92, a suspensão da medida liminar na ADC 54 até o seu julgamento pelo plenário, restabelecendo a decisão do STF com efeitos vinculantes erga omnes decorrentes da repercussão geral.

Veja a íntegra do recurso

*Às 19h39, o ministro Toffoli, presidente do STF, suspendeu a decisão do ministro Marco Aurélio, em prestígio à decisão colegiada que permite a prisão após 2ª instância. A decisão vale até o julgamento de mérito das ADCs, em 10 de abril de 2019.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas