MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cesare Battisti é preso na Bolívia
Extradição

Cesare Battisti é preso na Bolívia

O italiano teve a extradição decretada pelo ex-presidente Temer.

Da Redação

domingo, 13 de janeiro de 2019

Atualizado às 08:30

t

O italiano Cesare Battisti foi preso neste fim de semana na Bolívia. Considerado pela Polícia foragido, desde dezembro, Battisti teve a prisão decretada pelo ministro Fux.

Pouco antes do fim de seu mandato, o ex-presidente Michel Temer assinou decreto de extradição do italiano Cesare Battisti. O ato ocorreu após um pedido de revisão feito pelo governo Italiano e da decisão do ministro Fux, determinando a prisão para fins de extradição. 

A defesa contesta a possibilidade de extradição alegando que o ato presidencial que negou a extradição não pode ser revisto devido ao artigo 54 da lei 9.784/99, que prevê decadência em cinco anos do direito da administração de anular o próprio ato.

Para o ministro Fux, contudo, o ato discricionário do presidente da República pela extradição ou não do estrangeiro é considerado um ato de império, ao qual não se aplica o prazo de cinco anos previsto na norma. 

"É da própria natureza dos atos produzidos no exercício do poder soberano a sua revisibilidade a qualquer tempo, visto que amparados em juízo estritamente político e sujeito às conjunturas sociais, tanto internas quanto externas."

Veja abaixo a nota da defesa de Cesare Battisti: 

"Diante da notícia que Cesare Battisti irá retornar ao Brasil, os advogados de Defesa impetraram um Habeas Corpus preventivo, contra o  ato do ministro Luiz Fux , visando evitar que Battisti seja extraditado para a Itália.

Com o  fato de os ministros Dias Toffoli e Luiz Fux estarem impedidos, a defesa entende que o caso deva ser resolvido pelo ministro mais antigo, Marco Aurélio Mello, já que o decano Celso de Mello se declarou impedido." Igor Tamasauskas (Bottini & Tamasauskas Advogados), advogado

HC

Ainda no dia de ontem, o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, negou seguimento de HC feito pela defesa de Battisti, diante da possibilidade de que o italiano retornasse ao Brasil. No HC, a defesa pediu a suspensão da decisão do ministro Fux, que havia determinado a prisão do italiano, bem como a espera do julgamento do mérito do recurso para qualquer ato tendente à entrega de Battisti para Itália.

Na decisão, Toffoli concluiu que a decisão de Fux deveria ser mantida e que todas as questões postas à apreciação já foram objeto de apreciação por parte do ministro.

Para o presidente, o HC é "manifestamente incabível" tendo em vista julgamento anterior da Suprema Corte pelo não cabimento de habeas corpus para o Tribunal pleno de julgados das turmas ou de decisão monocrática de membros da Corte.

"Logo, descabe a qualquer instância inferior do Poder Judiciário analisá-las em substituição ao Relator ou a este Supremo Tribunal Federal, único competente a apreciar a questão (...) Ante o exposto, nego seguimento ao presente habeas corpus, por ser flagrantemente inadmissível e, ainda, por contrariar a jurisprudência predominante desta Suprema Corte"

Direto para Itália

O Brasil ofereceu facilitar o embarque pelo território nacional e encaminhou uma aeronave da PF brasileira à Bolívia.  No entanto, optou-se pelo envio direto do prisioneiro à Itália. Diante de desfecho, o ministério da Justiça emitiu nota dizendo: "O governo brasileiro se congratula com as autoridades bolivianas e italianas e com a Interpol pelo desfecho da operação de prisão e retorno de Battisti à Itália. O importante é que Cesare Battisti responda pelos graves crimes que cometeu. O Brasil contribui assim para que se faça justiça."

Patrocínio

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA