MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ suspende liminares que liberavam máquinas e funcionamento de bingos no RS

STJ suspende liminares que liberavam máquinas e funcionamento de bingos no RS

Da Redação

quarta-feira, 30 de agosto de 2006

Atualizado às 15:34


Equipamentos apreendidos

 

STJ suspende liminares que liberavam máquinas e funcionamento de bingos no RS

 

Estão suspensas as liminares concedidas pelo TJ/RS que liberaram máquinas de bingo apreendidas a pedido do MP e mantiveram o funcionamento das empresas Golden Comercial e Administradora de Bingos Ltda. e Porto Bingo Administradora de Jogos Ltda. A decisão é do presidente do STJ, ministro Raphael de Barros Monteiro Filho, que deferiu pedido de suspensão de segurança feito pelo MPF.

 

A Golden e a Porto impetraram mandado de segurança com pedido de liminar no TJ estadual, requerendo a devolução dos equipamentos apreendidos e a manutenção do funcionamento de seus estabelecimentos de bingo tradicional.

 

Segundo alegaram, a legislação atualmente em vigor permite a exploração desse tipo de jogo, estando revogados os dispositivos contravencionais. As liminares foram concedidas pela desembargadora relatora do caso. A magistrada entendeu que a legislação em vigor não proíbe a atividade de bingo comum, ou "de cartela".

 

Com base nos artigos 4º da Lei nº 4.348, 25 da Lei nº 8.038 e artigo 171, 2ª parte, do Regimento Interno do STJ, o MPF recorreu ao STJ pedindo a suspensão das liminares, alegando, em síntese, que, ao liberar a exploração de atividade considerada ilícita, a decisão impede a coibição da prática do jogo de azar, causando violação da ordem social e da ordem jurídica. Citando precedentes da Corte Especial, que não admite a liberação de máquinas eletrônicas programada, requereu a concessão das medidas.

 

"O pedido de suspensão é medida excepcional e sua análise deve restringir-se à verificação da lesão aos bens jurídicos tutelados pela norma de regência, quais sejam, ordem saúde, segurança e economia públicas", observou o presidente do STJ, após analisar o pedido. "Ocorre, porém, in casu, grave lesão à ordem pública, nela compreendida a ordem administrativa, na medida em que a liminar concedida impede o ente estatal de exercer seu regular poder de polícia, fiscalizando maquinário que veicula jogo de azar, atividade proibida no território nacional", considerou o ministro Barros Monteiro.

 

Ao suspender as seguranças, o presidente citou ainda precedente da Corte Especial, ao julgar agravo regimental e confirmar a suspensão de tutela antecipada 69, do Espírito Santo, relatado pelo ministro Nilson Naves. "O tipo proibitivo dos jogos de azar inclui a exploração do jogo de bingo, de que resulta inadmissível a concessão de tutela antecipada a permitir a adoção de conduta penalmente tipificada, ou determinar, à autoridade competente, que se abstenha de tomar as medidas necessárias para coibi-la", diz um trecho da decisão.

 

"Por isso, defiro o pedido, a fim de suspender os efeitos da (s) liminar (es) concedida (s) nos autos do (s) mandado (s) de segurança (...), até seu trânsito em julgado", concluiu o presidente, nos dois casos.

Processos relacionados: SS 1660 (clique aqui) e SS 1662 (clique aqui).

_______________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS