MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP: Recursos extraordinário e especial no IRDR sobre valores pagos pelo FGC têm efeito suspensivo

TJ/SP: Recursos extraordinário e especial no IRDR sobre valores pagos pelo FGC têm efeito suspensivo

Da Redação

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Atualizado às 12:57

t

Foi publicado no DJe do TJ/SP nesta quarta-feira, 16, o comunicado 1/19 do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes da Presidência, informando a atribuição de efeito suspensivo aos recursos especial e extraordinário interpostos no IRDR que trata diferenças pagas pelo FGC.

Neste IRDR, depositantes do Banco BVA S/A que receberam do FGC importâncias calculadas com base no limite estatutário aprovado pela resolução 4.087/12, pleiteiam a majoração do limite da garantia oriunda dos estatutos aprovados pela resolução 4.222/13, editada posteriormente ao decreto de intervenção da instituição financeira e antes dos pagamentos feitos aos beneficiários da garantia.

O IRDR foi admitido em junho de 2016 e o mérito foi julgado em março de 2017. A tese firmada pelo Tribunal foi: "Regra estatutária em discussão, chancelada pela autoridade monetária, clara ao estabelecer que o direito à cobertura surge no instante da decretação da intervenção, salvo a excepcional situação de decretação direta da liquidação, em sintonia com o que dispõe art. 6º, letra "c", da Lei 6.024/74."

  • Processo: 2059683-75.2016.8.26.0000

_____________

COMUNICADO NUGEP/PRESIDÊNCIA Nº 01/2019

O Núcleo de Gerenciamento de Precedentes da Presidência - NUGEP - COMUNICA aos Desembargadores, Juízes de Direito e aos Responsáveis pelas Varas Cíveis, pelas Varas de Execuções Fiscais, pelos Juizados Especiais e pelos Colégios Recursais da Capital e do Interior que a Presidência da Seção de Direito Privado atribuiu efeito suspensivo aos recursos especial e extraordinário interpostos no Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas Tema 1, processo nº 2059683-75.2016.8.26.0000 (Cobrança - Diferença - FGC - Resolução 4.222/2013), Relator Desembargador Ricardo Pessoa de Mello Belli, nos termos das decisões de admissibilidade dos referidos recursos de fls. 897/899 e 900/902.

No citado IRDR, depositantes do Banco BVA S/A que receberam do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) importâncias calculadas com base no limite estatutário aprovado pela Resolução Bacen/CMN 4.087/12 pleiteiam "a majoração do limite da garantia oriunda dos estatutos aprovados pela Resolução Bacen/CMN 4.222/13, editada posteriormente ao decreto de intervenção da instituição financeira e antes dos pagamentos feitos aos beneficiários da garantia".

COMUNICA, ainda, que, havendo decisão de suspensão nos feitos em que se discute tal matéria, deverá ser registrado no andamento processual o Código SAJ nº 75001, para que seja feita a contagem automática de dados estatísticos.

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA