MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Câmara fecha acordo com Parlamento chinês

Câmara fecha acordo com Parlamento chinês

X

Da Redação

quinta-feira, 31 de agosto de 2006

Atualizado às 09:47


Brasil e China

 

Câmara fecha acordo com Parlamento chinês

 

Os parlamentos do Brasil e da China assinaram nesta quarta-feira  (29/8) um memorando para o estabelecimento de um "mecanismo regular de intercâmbio" entre a Câmara dos Deputados e a Assembléia Popular Nacional chinesa. O documento é o primeiro que o país asiático assina com um parceiro da América Latina e prevê, entre outras medidas, encontros anuais para analisar as relações bilaterais e os assuntos de interesse comum.

 

Para oficializar o acordo, o presidente da Câmara, Aldo Rebelo, recebeu a visita do presidente do Comitê Permanente da Assembléia chinesa, Wu Bangguo. "O memorando oferece aos parlamentos perspectivas claras de cooperação", declarou Aldo. "Brasil e China têm o desafio comum de servir de equilíbrio e de referência para o mundo", acrescentou.

 

Responsabilidades

 

De acordo com o convênio firmado, Brasil e China concordam com as seguintes funções e responsabilidades:

- Trocar impressões sobre as relações bilaterais e assuntos importantes da agenda internacional e regional de interesse comum;

 

- Promover e organizar trocas de visitas de alto nível entre os dois parlamentos;

 

- Organizar e coordenar trocas de visitas, seminários e outras formas de intercâmbio entre comissões especiais, grupos de amizade e órgãos de trabalho das duas partes;

 

- Prestar apoio e serviços de consultoria para delegações das duas partes durante seus encontros e consultas em conferências internacionais; e

 

- Promover a troca de publicações, em particular sobre o desenvolvimento da democracia e respectivos sistemas jurídicos, de forma a fortalecer as comunicações, ampliar o conhecimento mútuo e possibilitar o aproveitamento das experiências úteis.

Países em desenvolvimento

 

Wu Bangguo - que também visitou o Senado - destacou que o Brasil e a China têm a "responsabilidade" de defender, em conjunto, os interesses dos países em desenvolvimento. Além de experiências históricas "semelhantes", observou o parlamentar chinês, os dois países têm visões convergentes sobre temas internacionais.

 

"Defendemos a democratização das relações internacionais e a constituição de um mundo multipolar, com respeito à diversidade cultural", afirmou o chinês.

 

Além de defender uma atuação conjunta em defesa dos países em desenvolvimento nos fóruns internacionais, Wu Bangguo elogiou o atual estágio das relações bilaterais. Ele anunciou aos presidentes da Câmara e do Senado, Aldo Rebelo e Renan Calheiros, que a China vai comprar 100 aviões Embraer, além de assinar diversos outros acordos comerciais (a comitiva chinesa inclui 80 empresários).

 

A decisão ocorre depois de a Embraer montar uma fábrica em território chinês. Segundo informou o presidente da Assembléia Popular, dez aviões da Embraer serão fabricados neste ano na China.

 

Comércio maior

 

A presença dos empresários na comitiva sinaliza para outro objetivo do acordo: aumentar o comércio entre os dois países, que em 2005 chegou a 12,7 bilhões de dólares (cerca de R$ 27 bilhões, na cotação atual), segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. "Podemos chegar neste ano, com facilidade, a 20 bilhões de dólares (R$ 43 bilhões)", acredita o embaixador da China no Brasil, Chen Duqing.

 

América Latina

 

A intenção de fechar o acordo com o parlamento brasileiro foi anunciada em setembro do ano passado, durante reunião de autoridades legislativas em Nova York, e é uma estratégia da China para fortalecer sua participação na América Latina. "O Brasil está na liderança da América Latina", destacou Bangguo.

 

Além do Brasil, a Assembléia chinesa tem convênios semelhantes com os parlamentos dos Estados Unidos, da Rússia e da União Européia.

 

Conferência

 

Wu Bangguo retornou à Câmara nesta quinta-feira para apresentar conferência sobre como reforçar a cooperação amistosa e como promover o desenvolvimento conjunto dos dois países. O evento ocorreu às 10h10, no auditório Nereu Ramos.

___________

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...