MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Polícia da Noruega recupera

Polícia da Noruega recupera

Da Redação

quinta-feira, 31 de agosto de 2006

Atualizado às 15:07


Obra de arte

 

Polícia da Noruega recupera 'O Grito', de Munch

 

A Polícia da Noruega anunciou nesta quinta-feira que recuperou o quadro O Grito, de Edvard Munch, que havia sido roubado de um museu do país.

 

O Grito é considerado a obra prima do pintor. Outro quadro de Munch feito em 1893, Madonna, também foi encontrado.

 

"Nós estamos 100% certos de que eles são os originais", disse o comissário de polícia Iver Stensrud em uma coletiva. "O dano (aos quadros) foi muito menor do que o que temíamos." "Durante dois anos e nove dias procuramos sistematicamente por estas obras e agora nós encontramos", disse Stensrud. As obras foram recuperadas após uma operação policial. Elas haviam sido roubadas por dois homens armados, que invadiram o Museu Munch em Oslo há cerca de dois anos e levaram as pinturas na frente de dezenas de turistas.

 

Na justiça

 

Em maio Bjoern Hoen, Petter Tharaldsen e Petter Rosenvinge foram considerados culpados por acusações relacionadas ao roubo dos quadros e receberam penas de prisão entre quatro e oito anos para cada um.

 

Hoen e Tharaldsen também foram condenados a pagar 750 mil coroas (cerca de R$ 271 mil) como compensação à cidade de Oslo para refletir o valor das obras perdidas.

 

Outros três homens foram absolvidos depois do julgamento. Todos alegaram inocência.

 

O Grito, de 1893, é uma das pinturas mais famosas do mundo.

 

__________