MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça peruana indicia líder oposicionista Humala por assassinato

Justiça peruana indicia líder oposicionista Humala por assassinato

Da Redação

sexta-feira, 1 de setembro de 2006

Atualizado às 15:03


Madre Mia

 

Justiça peruana indicia líder oposicionista Humala por assassinato

 

Uma juíza peruana decidiu nesta sexta-feira indiciar por assassinato o líder oposicionista Ollanta Humala, derrotado nas eleições presidenciais de 4 de junho. Humala terá de responder a acusações de assassinato, desaparição e lesões graves que remontam à época em que ele comandava a base militar de Madre Mia, entre 1992 e 1993, durante o auge da luta contra a guerrilha maoísta Sendero Luminoso.

 

O procurador do caso havia pedido o indiciamento de Humala também por tortura, mas a juíza Miluska Cano recusou o pedido porque, em 1992, o crime não estava tipificado na legislação peruana. Humala foi proibido de sair do país e terá de depositar 20 mil sóis peruanos (cerca de R$ 13 mil) como depósito judicial.

 

O advogado de Humala, Carlos Escobar, disse que acusação "não tem pé nem cabeça", e qualificou o processo de "abuso de poder". Para o advogado, o indiciamento tem "intenções políticas". Ollanta Humala lidera a maior coalizão no Congresso peruano.

 

Caso

 

No passado, o líder oposicionista negou as acusações, mas confirmou ter comandado a base militar de Madre Mia, na Amazônia peruana, há 14 anos, quando o caso ocorreu.

 

Durante uma operação de contra-insurgência, o Exército levou o casal Benigno Sullca e Natividad Ávila para a base, junto com o irmão de Natividad, Jorge. Testemunha-chave no processo, o irmão diz ter sobrevivido a torturas ordenadas por um homem que se identificava como Capitão Carlos, supostamente Ollanta Humala. O corpo de Benigno foi encontrado com um tiro na testa. Sua esposa jamais apareceu.

__________

 

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA