MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Brasil e Argentina propõem comércio regional sem dólar

Brasil e Argentina propõem comércio regional sem dólar

X

Da Redação

segunda-feira, 4 de setembro de 2006

Atualizado às 08:04


 Projeto-piloto


Brasil e Argentina propõem comércio regional sem dólar

 

Brasil e Argentina se comprometeram na sexta-feira (1/9) a apresentar uma proposta de um sistema de comércio entre os dois países, e possivelmente entre outros países do Cone Sul, que dispensaria o dólar.

 

A idéia foi debatida durante uma reunião dos ministros da Fazenda dos países membros e associados do Mercosul, realizada no Rio de Janeiro.

 

O objetivo dos dois maiores parceiros do bloco é apresentar um projeto-piloto na reunião presidencial do Mercosul prevista para 15 de dezembro.

 

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou após a reunião que "estudos" estavam sendo feitos, especialmente pelos bancos centrais do Brasil e da Argentina, para tornar possível o comércio regional em moedas locais.

 

"Os bancos centrais (do Brasil e da Argentina) têm que montar uma nova arquitetura cambial que deverá estar pronta antes do fim do ano, para a reunião dos presidentes de modo que já possamos nessa reunião assinar um acordo de implementação dessa nova modalidade", disse Mantega, em entrevista coletiva, segundo a agência de notícias Efe.

 

"Está se avançando neste terreno fundamental para o comércio e a consolidação da integração", afirmou a ministra da Economia da Argentina, Felisa Miceli.

 

Pequenos e médios

 

A intenção seria incentivar empresas de pequeno e médio porte a participar mais do comércio entre os países do Mercosul e seus associados. Atualmente, a obrigatoriedade de usar o dólar atrapalharia o acesso dessas empresas ao mercado regional.

 

Os ministros também discutiram "os desafios do comércio intra-bloco" e a "atuação dos países do Mercosul e países associados em organismos multilaterais", segundo nota do Ministério da Fazenda.

 

Além de Mantega, participaram da reunião no Rio a ministra Felisa Miceli, o ministro da Fazenda da Bolívia, Luis Alberto Arce Catacora, o ministro da Fazenda do Paraguai, Ernst Bergen Schmidt, o ministro de Economia e Finanças do Uruguai, Danilo Astori, e o vice-ministro das Finanças da Venezuela, Julio Viloria.

 

O Mercosul é composto por Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela.

__________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...