MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Aneel prevê leilão de concessões de mais dez linhas de transmissão

Aneel prevê leilão de concessões de mais dez linhas de transmissão

X

Da Redação

segunda-feira, 4 de setembro de 2006

Atualizado às 08:05


Conjunto de empreendimentos

 

Aneel prevê leilão de concessões de mais dez linhas de transmissão

 

A Aneel prevê, até o final de setembro, o lançamento do edital para o leilão de concessões de mais dez novas linhas de transmissão e três subestações. Serão seis lotes que reúnem obras a serem construídas em nove estados brasileiros: Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Somadas, as linhas terão 1.033 quilômetros de extensão.

 

O conjunto de empreendimentos, relacionado no Decreto nº 5.823/06 (clique aqui), integra o planejamento do governo para a ampliação da Rede Básica do Sistema Interligado Nacional (SIN) e a melhoria do atendimento nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste. Pelo decreto, a Aneel deverá promover o leilão dessas linhas até o final do ano.

 

A construção das linhas deverá gerar aproximadamente 3.100 novos empregos, com investimentos totais estimados em R$ 680 milhões. Veja aqui detalhes das linhas e respectivos lotes.

 

Leilão suspenso

 

Também em setembro, a Agência divulgará o novo edital para o leilão de concessões de 14 linhas de transmissão, que foi suspenso no último dia 18 em atendimento a liminares judiciais. O tema está previsto para ser apreciado em reunião de diretoria de amanhã (5/9). As concessões visam à instalação, operação e manutenção de aproximadamente 2.250 quilômetros de novas linhas da Rede Básica que passarão por oito estados brasileiros: Mato Grosso, Rondônia, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Bahia, Espírito Santo e Paraná.

_________