MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Empregado contratado em cotas para deficientes não tem estabilidade
Sem justa causa

Empregado contratado em cotas para deficientes não tem estabilidade

Para TRT-2, imposição não retira do empregador direito de escolher o trabalhador mais qualificado para a função.

Da Redação

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Atualizado às 09:54

Empregado reabilitado ou deficiente habilitado não tem garantia de estabilidade e pode ser dispensado. Com este entendimento, a 12ª turma do TRT da 2ª região confirmou a improcedência de ação de reintegração ao trabalho de empregado com necessidades especiais.

t

No presente caso, o funcionário foi contratado em cumprimento de cotas previstas no art. 93 da lei 8.213/91, e depois teve seu contrato transferido para outra empresa do mesmo grupo, quando, então, foi dispensado sem justa causa. Na ação, alegou que a manobra teve o escopo de fraudar a legislação que trata da contratação de deficientes, e buscando a nulidade da dispensa, com a consequente reintegração.

O Regional, por sua vez, observou que a lei 8.213/91 "não institui estabilidade provisória", e não suprime o direito potestativo do empregador de dispensar seu empregado reabilitado ou deficiente habilitado.

"A imposição legal não retira do empregador o direito de escolher o trabalhador mais qualificado ao desempenho da função profissional, tampouco a prerrogativa de ajustar os seus setores de forma mais eficiente e produtiva. A lei apenas obriga a contratação de pessoas portadoras de deficiência, desde que habilitadas ou reabilitadas para aquela função."

Acrescentou o relator, desembargador Benetido Valentini, que o fato de o empregador tê-lo dispensado antes da contratação de outro trabalhador reabilitado não lhe dá o direito à reintegração, mas tão somente pode gerar sanções administrativas.

Assim, o colegiado julgou improcedente o recurso.

A banca Jubilut Advogados atuou em favor da empresa.

  • Processo: 1000621-36.2018.5.02.0044

Veja o acórdão.

_______________

t

Patrocínio

Patrocínio Migalhas