MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Delegados se diferenciam de demais carreiras da PF e podem ter sindicato próprio
Justiça do Trabalho

Delegados se diferenciam de demais carreiras da PF e podem ter sindicato próprio

Entendimento é do TRT da 2ª região.

Da Redação

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Atualizado às 17:20

A representatividade da categoria dos delegados da Polícia Federal de SP demanda a constituição de um sindicato próprio, específico. O entendimento é da 14ª turma do TRT da 2ª região, em análise de recurso do SINDPF/SP - Sindicato dos Delegados da Polícia Federal de São Paulo.

Na origem da disputa judicial, a Federação Nacional dos Policiais Federais e o Sindicato dos Servidores Públicos Civis Federais do Departamento de Polícia Federal no Estado de SP ingressaram com ação declaratória de representatividade sindical, julgada procedente.

t

Ao analisar o recurso do SINDPF/SP contra essa decisão, a juíza relatora Maria Cristina Xavier Ramos Di Lascio afirmou no voto que a atividade de delegado da PF abrange atribuições específicas e diferenciadas dos demais servidores da carreira, incumbindo-lhes “a direção das atividades do órgão e exercem função de natureza jurídica e policial, essencial e exclusiva de Estado”.  

A juíza ponderou também que os requisitos legais para o ingresso na carreira de delegado são diversos daqueles exigidos para a admissão nos demais cargos da instituição. E que “não há dúvida” de que suas específicas atribuições não podem ser exercidas pelos demais integrantes da PF, ainda que membros da mesma carreira policial, a exemplo o cargo de diretor geral da Polícia Federal, nomeado pelo presidente da República.

Nesse contexto, imperiosa a conclusão de que os delegados de polícia, induvidosamente, integram categoria profissional específica, diferenciando-se das demais categorias que integram a carreira policial federal, habilitando-se, portanto, a instituírem entidade sindical própria e exclusiva à sua representação.”

Citando jurisprudência, a relatora concluiu que a representatividade da categoria dos delegados da Polícia Federal de SP demanda a constituição de um sindicato próprio, específico, formado exclusivamente pelos ocupantes do respectivo cargo, em razão de condições peculiares de ingresso na carreira e vida profissional singular, “o que torna indevido o exercício da sua representatividade sindical por entidade abrangente que congrega todos os servidores da Polícia Federal, sem considerar as distinções propaladas”.

Dessa forma, deu provimento ao recurso para julgar improcedente a pretensão da Federação Nacional dos Policiais Federais e do Sindicato dos Servidores Públicos Civis Federais do Departamento de Polícia Federal no Estado de São Paulo.

  • Processo: 0001349-04.2015.5.02.0011

Patrocínio

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...