MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF julgará reclamação sobre conflito federativo que tramita há mais de dez anos
Competência

STF julgará reclamação sobre conflito federativo que tramita há mais de dez anos

Processo está na pauta da 2ª turma.

Da Redação

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Atualizado às 18:02

t

Na pauta desta terça-feira, 26, da 2ª turma do STF consta reclamação que foi distribuída em 20 de março de 2006 - ou seja, há quase 13 anos.  

Ainda em 2006, a presidente em exercício, ministra Ellen Gracie, deferiu liminar para suspender o curso dos processos que tramitam na JF paulista. As ações tratam da competência para o fornecimento de gás canalizado no Estado.

Conflito federativo

A reclamação foi ajuizada pelo Estado de SP e pela CSPE - Comissão de Serviços Públicos de Energia que alegaram haver conflito federativo entre a União, o Estado de SP, a Agência Nacional de Petróleo e agência estadual CSPE, conflito que somente poderia ser solucionado pelo Supremo.

O juízo da 11ª vara da JF/SP deferiu pedido de tutela antecipada para ordenar que a CSPE se abstivesse da prática de qualquer ato ou da aplicação de qualquer penalidade com relação às instalações de transporte da Transportadora Brasileira Gasoduto (TGB) e ao projeto GNL Gemini Comercialização e Logística de Gás Ltda.

A CSPE e a Comgás - Companhia de Gás de São Paulo, sustentaram a incompetência absoluta do juízo Federal e pediram a reforma da decisão. O pedido foi negado e o relator decidiu que seria da União e da ANP a competência para prestar e regular o serviço de fornecimento de gás canalizado ao Projeto Gemini e não do Estado de São Paulo e da CSPE.

Na reclamação ajuizada no Supremo o governo paulista e a CSPE pediam a imediata suspensão do processo e dos recursos que tramitam na JF sob pena de a Petrobras, mediante sua controladora TBG, iniciar o fornecimento imediato de gás natural à "planta de liquefação" da White Martins, "o que configurará inadmissível modo de ampliar indevidamente a competência da União em matéria de gás natural e, por conseguinte, restringir a competência privativa do Estado, violando-se, pois, o artigo 25, parágrafo 2º, da Constituição Federal".

Tramitação

A reclamação chegou a ser incluída em pauta em 2008, e novamente em 2014. Vale anotar, entre maio de 2009 a junho de 2014, o status do processo "conclusos ao relator". Em 2014, quando novas intimações foram feitas, bem como petições diversas, incluindo de requerimentos de ingresso de amicus curiae.  

Em setembro de 2016 a relatoria foi assumida pelo ministro Ricardo Lewandowski e, no mês seguinte, convertido de físico em eletrônico.

Na última sexta-feira, 22, o ministro deferiu o ingresso de novo amicus curiae, possibilitando, assim, a sustentação oral por ocasião do julgamento de mérito da reclamação. E indeferiu o pedido de retirada do feito de pauta, de modo que ela deve ser julgada, finalmente, nesta sessão de 26/2/2019.  

 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas