MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Tribunal confirma que Calderón venceu eleição no México

Tribunal confirma que Calderón venceu eleição no México

Da Redação

terça-feira, 5 de setembro de 2006

Atualizado às 15:34

 

Novo presidente

 

Tribunal confirma que Calderón venceu eleição no México

 

O tribunal eleitoral do México reconheceu hoje a vitória do candidato governista Felipe Calderón nas eleições presidenciais do último dia 2 de julho. Calderón, do Partido da Ação Nacional (PAN), foi declarado vitorioso com uma vantagem de 233.831 votos (cerca de 0,5 ponto percentual do total) sobre o segundo colocado, o esquerdista Andrés Manuel López Obrador, que contesta o resultado.

 

O reconhecimento do resultado pelo tribunal deverá por fim a uma longa batalha judicial que envolveu recontagens parciais dos votos e acusações entre os candidatos. Não está claro, porém, se os protestos de ruas, geralmente em apoio a Obrador, cessarão.

 

O candidato da oposição já havia dito que não reconheceria a decisão de hoje e que até poderia formar um governo paralelo. Obrador, do Partido da Revolução Democrática (PRD), pedia a anulação do resultado, alegando que o candidato governista havia conduzido uma "campanha suja".

 

Um fator usado por Obrador para sustentar sua posição seria o envolvimento do presidente Vicente Fox na campanha.

 

A juíza Alfonsina Berta Navarro Hidalgo, umas das integrantes do tribunal eleitoral, disse que foram encontrados indícios de problemas nas eleições, mas que eles não justificavam a anulação do resultado. "Não há eleições perfeitas", disse a juíza, segundo a agência de notícias Associated Press.

___________