MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TSE: Coligação representa contra grupo Band por suposta propaganda favorável ao presidente Lula

TSE: Coligação representa contra grupo Band por suposta propaganda favorável ao presidente Lula

X

Da Redação

quarta-feira, 6 de setembro de 2006

Atualizado às 08:27


Entrevista

 

TSE: Coligação representa contra grupo Band por suposta propaganda favorável ao presidente Lula

 

A coligação Por um Brasil Decente, que apóia a candidatura de Geraldo Alckmin à Presidência da República, ajuizou RP 1092 ontem (5/9) no TSE contra afirmações do presidente do Instituto Vox Populi, Marcos Coimbra, durante entrevista concedida ao programa Canal Livre, da TV Bandeirantes. Segundo a representante, seriam afirmações favoráveis à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato da coligação A Força do Povo (PT-PRB-PCdoB). O relator é o ministro Ari Pargendler.

 

De acordo com a Representação, o presidente do Vox Populi deu entrevista, no último domingo, ao programa Canal Livre, da TV Bandeirantes, em rede nacional. Ocasião em que Marcos Coimbra e seus entrevistadores comentaram que as eleições estariam decididas em favor de Lula, e que a questão agora limitava-se à discussão se o presidente estaria reeleito no primeiro ou no segundo turno.

 

Segundo a Representação, as afirmações também foram retransmitidas pela Rádio Bandeirantes AM e pela Band-FM, do Grupo Bandeirantes de Comunicação, "com juízos absolutamente subjetivos a respeito da recente pesquisa do Instituto Vox Populi, manifestando-se os presentes pela "certeza" quanto à reeleição do presidente Lula. O mais grave, acrescenta a defesa, seria que as "conclusões" a que chegaram no programa "foram repetidamente veiculadas pela Band", funcionando como "propaganda eleitoral dissimulada" do presidente Lula.

 

Pedidos

 

Em vista disso, a coligação Por um Brasil Decente pede à Justiça Eleitoral que as emissoras representadas - rádios e TV Bandeirantes - sejam multadas, nos termos do artigo 45 da Lei 9.504/97 (clique aqui - Lei das Eleições), e tenham os transmissores suspensos pelo dobro do tempo usado na infração, como faculta o artigo 55 da mesma Lei.

 

O artigo 45 diz que "a partir de 1º de julho do ano da eleição é vedado às emissoras de rádio e televisão, em sua programação normal e noticiário: (...) III - veicular propaganda política ou difundir opinião favorável ou contrária a candidato, partido, coligação, a seus órgãos ou representantes".

 

E o parágrafo 2º do mesmo artigo estipula que "sem prejuízo do parágrafo único do artigo 55, a inobservância do disposto neste artigo sujeita a emissora ao pagamento de multa no valor de 20 mil a 100 mil Ufirs, duplicada em caso de reincidência".

___________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...