MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Customização e suporte são fatores críticos na tomada de decisão

Customização e suporte são fatores críticos na tomada de decisão

Da Redação

segunda-feira, 11 de setembro de 2006

Atualizado às 08:29


Levantamento

 

Customização e suporte são fatores críticos na tomada de decisão

 

Segundo levantamento da BCS Informática e Associados, pioneira em soluções para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, cerca de 70% dos clientes que fecharam contratos com a empresa, no último ano, consideraram o suporte como fator decisivo para escolher o fornecedor de software. "Detectamos, também, uma preocupação crescente com o pós-venda e com a manutenção. Muitas advocacias relataram que a falta de flexibilidade nas customizações e a demora para acompanhar as mudanças de legislação dos softwares estrangeiros costumam inviabilizar a utilização de ferramentas caras, jogando tempo e investimento no lixo", explica Marcelo Souccar, diretor da BCS Informática e Associados que conduziu o levantamento.

 

Ainda segundo o executivo, o mercado de softwares para advocacia cresceu muito nos últimos cinco anos, chamando a atenção das empresas estrangeiras que se lançaram no mercado brasileiro de olho nessa tendência. "O problema é que as bancas nacionais têm muitas particularidades que precisam de adaptações, às vezes, da própria estrutura do sistema estrangeiro, o que leva tempo e às vezes torna algumas funcionalidades inconciliáveis e que agora começaram a aparecer. Falta flexibilidade e atendimento personalizado para o mercado nacional", comenta.

 

Segundo a empresa, muitas advocacias estão insatisfeitas com os sistemas estrangeiros e pretendem, no futuro, substituir por sistemas nacionais. Os motivos apontados por estas bancas são o suporte e a customização. "As peculiaridades da legislação tributária brasileira também comprometem a acuracidade das soluções importadas. Anualmente, ocorrem muitas alterações nas leis fiscal e tributária e os sistemas não conseguem atender com a agilidade e a precisão necessária", avalia Souccar. O escritório Mattos Filho é um bom exemplo dessa tendência. Trocou o sistema de gestão estrangeiro pelo Sisjuri, da BCS Informática e Associados, um ERP jurídico, genuinamente nacional. O Sisjuri é o único que se integra com a solução de GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos - da Worksite, que é o mais utilizado no setor jurídico, o que permite consolidar todas as informações em uma única plataforma, além de gerenciar o conhecimento e agilizar buscas.

 

A atenção ao mercado brasileiro da BCS Informática e Associados também se aplica ao sistema de comercialização. A empresa criou uma alternativa economicamente viável de acesso a tecnologias de ponta, para pequenos e médios escritórios de advocacia. Trata-se do BCSFlex, um modelo de locação que provê todo o parque de informática necessário para as bancas. Com o BCSFlex é possível alugar tudo, sem custos de imobilização e administração do patrimônio. Além disso, a manutenção, o suporte e outras despesas desaparecem e, há também a substituição de equipamentos em caso de defeito, sem ônus para o cliente.

 

Entretanto, o grande diferencial é o conceito de flexibilidade total para aumentar ou diminuir o número de equipamentos, conforme a necessidade da advocacia, que é indicado também para projetos especiais, que requerem infra-estrutura e pessoal adicional com custos diluídos e rápida entrega do produto.

______________