MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Viviane Kunisawa é a nova sócia do Licks Advogados
Reforço

Viviane Kunisawa é a nova sócia do Licks Advogados

Ela será responsável pela equipe de Direito Regulatório de Life Sciences.

Da Redação

quarta-feira, 27 de março de 2019

Atualizado às 19:09

tA advogada Viviane Kunisawa é a mais nova sócia do Licks Advogados. Ela será a responsável pela equipe de Direito Regulatório de Life Sciences, incluindo proteção de dossiês de registro - que contêm estudos e informações a respeito de fatores como a eficácia e a segurança de um produto - e a Lei de Acesso a Recursos Genéticos, que trata de biodiversidade.

A advogada possui vasta experiência em propriedade intelectual, concorrência desleal e legislação regulatória. Ela iniciou sua carreira como membro da equipe formada pelos sócios fundadores do Licks Advogados, tendo liderado casos complexos de litígios de patentes e compliance regulatório.

A experiência de Viviane inclui quase oito anos como gerente jurídica da Syngenta, empresa multinacional do setor de agronegócios, onde gerenciou estratégias de propriedade intelectual e forneceu suporte jurídico aos departamentos de assuntos regulatórios e governamentais na aprovação de produtos perante o governo brasileiro, tendo trabalhado em mitigação de riscos e captura de valor, de modo a garantir o freedom to operate do negócio, bem como liderou iniciativas de advocacy junto às associações de indústria.

Viviane Kunisawa tem mestrado em Direito da Propriedade Intelectual pelo Munich Intellectual Property Law Center e doutorado em Direito pela Ludwig-Maximilian Universität München, ambos na Alemanha. Desde 2013 é co-coordenadora da Comissão de Estudos de Bioctecnologia da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI).

________________

t