MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Funcionária de ONG deve ser indenizada por agravamento de doença degenerativa
Agravamento de doença

Funcionária de ONG deve ser indenizada por agravamento de doença degenerativa

Decisão é da 2ª turma do TST.

Da Redação

sábado, 6 de abril de 2019

Atualizado em 4 de abril de 2019 13:43

A 2ª turma do TST, por unanimidade, condenou uma ONG a indenizar, por danos morais e materiais, uma funcionária que teve agravada doença degenerativa no ombro devido ao trabalho de separação de materiais recicláveis.

t

A funcionária contou que, entre 2007 e 2010, prestou serviços, recolhendo e separando materiais recicláveis para uma ONG de Chapecó/SC. Ela alegou que sua doença degenerativa no ombro teria sido agravada pelo trabalho.

Em instância ordinária, o Regional ratificou sentença indeferindo o pedido, ao asseverar que a patologia é decorrente de doença degenerativa. Por outro lado, reconheceu que as atividades desempenhadas pela reclamada na ONG agravaram os sintomas no ombro da autora. Com base em laudo pericial, consignou também a incapacidade laboral parcial da autora. 

Ao analisar o recurso ao TST, a relatora, ministra Maria Helena Mallmann, citou entendimento consolidado pela jurisprudência da Corte Superior, no sentido de que, "nos casos envolvendo pretensões compensatórias e reparatórias decorrentes de doença ocupacional, os quais envolvam doenças de origem degenerativa agravadas em razão do desempenho da atividade laboral, o nexo concausal é suficiente para configurar o dever de indenizar."

Considerando a gravidade do dano sofrido pela vítima, a capacidade econômica das partes, o caráter punitivo e pedagógico da pena e o fato de a incapacidade para o trabalho ser parcial e temporária, a 2ª turma do TST condenou a ONG a indenizar a trabalhadora em R$ 20 mil, por danos morais, e em R$ 40 mil, a título de danos materiais.

  • Processo: RR-382-25.2011.5.12.0009

Confira a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...