MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MEC reconhece ilegalmente faculdade de Direito em SP e OAB condena atitude

MEC reconhece ilegalmente faculdade de Direito em SP e OAB condena atitude

x

Da Redação

quarta-feira, 13 de setembro de 2006

Atualizado às 16:34

 

Procedimento grave

 

MEC reconhece ilegalmente faculdade de Direito em SP e OAB condena atitude

 

O presidente nacional da OAB, Roberto Busato, condenou hoje (13/9) a atitude do Ministério da Educação de autorizar o reconhecimento de uma Faculdade de Direito em São Paulo - Universidade Anhembi-Morumbi - sem que o processo passasse, como determina a lei 8.906/94, pela análise da OAB. "É vergonhosa a atitude do Ministério que, por certo, determinará a imediata suspensão do reconhecimento desse curso", sustentou Roberto Busato.

 

Segundo o presidente nacional da OAB, é a primeira vez que se detecta esse tipo de procedimento do governo, o que considerou grave. "Por isso, vou determinar à Comissão de Ensino Jurídico da entidade que promova um levantamento completo das autorizações e reconhecimentos nos últimos anos para saber se casos semelhantes possam ter ocorrido", afirmou Busato. Ao todo, foram oferecidas 240 vagas do curso pela Faculdade de Direito da Universidade Anhembi-Morumbi.

 

A portaria n° 301/2006 do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Nelson Maculan Filho, de reconhecimento da Universidade de Direito Anhembi-Morumbi, foi publicada no dia 28 de junho deste ano no Diário Oficial. Conforme a Comissão de Ensino Jurídico, tal decisão "carece de pressuposto essencial, qual seja a prévia manifestação da OAB, o que lhe compromete a validade; houve a supressão de uma fase do procedimento próprio, que transcorreu, assim, à revelia da OAB".

 

A Comissão de Ensino Jurídico do Conselho Federal da OAB estranhou, principalmente, o fato de a portaria de reconhecimento da faculdade ter sido baixada ao arrepio da lei 8.906. Em seu artigo 54, inciso XV, a lei salienta que compete à OAB "colaborar com o aperfeiçoamento dos cursos jurídicos, e opinar, previamente, nos pedidos apresentados aos órgãos competentes para criação, reconhecimento ou credenciamento desses cursos".

 

________________

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA