MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. PGR pede que Supremo não restrinja atuação do MP na destinação de verbas de acordos
ADPF 569

PGR pede que Supremo não restrinja atuação do MP na destinação de verbas de acordos

Dodge afirmou que a pretensão dos autores afronta a própria Constituição.

Da Redação

terça-feira, 23 de abril de 2019

Atualizado às 09:19

Em petição enviada ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, a PGR Raquel Dodge pediu pelo indeferimento de ação na qual o PT e outros partidos requereram a restrição da competência do MP para dar destinação a valores de acordos. Dodge afirmou que a pretensão dos autores afronta a própria Constituição e que eles não apontaram preceito fundamental violado.

t

A ação

Na ADPF 569, o PT e o PDT pedem que o STF dê interpretação conforme a CF ao artigo 91, inciso II, alínea 'b', do Código Penal, de modo a deixar claro que cabe à União a destinação de valores referentes a restituições, multas e sanções análogas, ressalvado o direito do lesado e do terceiro de boa-fé, decorrentes de condenações criminais, colaborações premiadas e aqueles frutos de repatriação ou de multas oriundas de acordos celebrados no Brasil ou no exterior, não cabendo a eleição de critério discricionário pelo Ministério Público para tal finalidade.

A ação foi proposta após o episódio do acordo entre MPF e Petrobras, que destinava quantia bilionária para criação de um fundo privado.

Argumentos

Na petição, Raquel Dodge destaca que os autores não apontaram preceito fundamental violado.

"Na realidade, a petição inicial apresenta fundamentos genéricos e contrários à função penal do Ministério Público, qualificada pela parte autora como inadequada, e que observaria preceitos legais apontados como inconstitucionais quanto à forma de sua interpretação e aplicação."

A PGR afirma que a pretensão dos autores afronta a própria CF, uma vez que limita atuação do Ministério Público em matéria criminal ao tentar restringir sua função constitucional de promover a punição de infratores e a inibição da prática de crimes. Para ela, os autores tentam obstar o direito de petição assegurado por lei ao MP, sobretudo em relação à devolução dos bens à vítima, que precisa ter seu patrimônio reintegrado.

Veja a íntegra da manifestação.

  • Processo: ADPF 569