MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MPF: Moro extrapolou competência ao autorizar uso da Força Nacional na Esplanada
Portaria 441/19

MPF: Moro extrapolou competência ao autorizar uso da Força Nacional na Esplanada

Para órgão do MPF, o emprego da Força Nacional em atividade de segurança preventiva é inconstitucional, salvo em situações de intervenção Federal.

Da Redação

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Atualizado às 09:25

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, órgão do MPF, entendeu que o ministro Moro extrapolou sua competência ao editar que autorizou o emprego da Força Nacional na Esplanada.

Para a procuradoria, é inconstitucional o emprego da Força Nacional em atividade de segurança preventiva, ostensiva ou investigativa por mera solicitação de um ministro de Estado, salvo em situações de intervenção Federal. 

t

Na última quarta-feira, 17, foi publicada a portaria 441/19, que autoriza o emprego da Força Nacional de Segurança Pública, para preservação da ordem pública, pelo período de 33 dias.

De acordo com o órgão, a lei que rege a atuação da Força Nacional de Segurança Pública não regula especificamente a instituição e as hipóteses de mobilização desse aparato, mas a cooperação federativa no âmbito da segurança pública.

A procuradoria entende que a hipótese de convocação da Força Nacional a partir de solicitação de ministro de Estado deve ser interpretada à luz da Constituição Federal.

"Nesse sentido, não pode servir de sucedâneo à intervenção federal em um ente federativo, visto que a intervenção federal em estados e no Distrito Federal está restrita às hipóteses do artigo 34 da Constituição Federal e depende da estrita observância dos procedimentos regulados no artigo 36 subsequente".

Segundo o órgão, a portaria poderia, no máximo, ter autorizado que a Força Nacional fosse utilizada para contribuir com as ações militares de defesa dos prédios públicos que ordinariamente compete às Forças Armadas proteger. 

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...