MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Aplicativo facilita socorro às vítimas de violência doméstica
Tecnologia

Aplicativo facilita socorro às vítimas de violência doméstica

Mecanismo mostra localização da mulher em situação de perigo.

Da Redação

sábado, 4 de maio de 2019

Atualizado em 3 de maio de 2019 14:40

O aplicativo Juntas - PLP 2.0, mecanismo de combate à violência doméstica, possibilita que mulheres em situação de perigo enviem, pelo celular, um pedido de socorro a pessoas previamente cadastradas, que recebem, por mensagem, a exata localização da vítima. Com ele, mulheres expostas à violência doméstica podem construir uma rede pessoal de proteção.

Além dos números cadastrados, o aplicativo aciona diretamente as redes de atendimento das Promotoras Legais Populares (PLPs) - lideranças comunitárias femininas capacitadas em noções básicas de leis e direitos humanos que atuam na defesa, orientação e triagem de demandas de violação de direitos, assim como na prevenção da violência contra a mulher.

t

Idealizado pelo Geledés - Instituto da Mulher Negra de São Paulo, e Thêmis - Gênero, Justiça e Direitos Humanos, do Rio Grande do Sul, em parceria com a Google, o projeto foi o vencedor do concurso "Desafio de Impacto Social Google" em 2014, que premiou iniciativas de organizações não governamentais nas quais a tecnologia é utilizada para melhorar a vida das pessoas.

O Juntas - PLP 2.0 está disponível para ser baixado em celulares com o sistema Android (que envia um pedido de ajuda mediante o acionamento do botão liga/desliga do celular por quatro vezes) ou em Iphone (que possui mecanismo de acionamento diferente, ativado por meio de toque no próprio aplicativo). Para tanto, basta acessar a loja de aplicativos do celular ou o endereço www.plp20.org.br para fazer download do app, sendo possível cadastrar contatos (telefone, e-mail ou perfil no Facebook) de pessoas de confiança, que podem ser acionadas em possíveis situações de risco.

 

Patrocínio

Patrocínio Migalhas