MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Novo Código de Ética do Carf veda discussões particulares com conselheiros fora de audiências
Carf

Novo Código de Ética do Carf veda discussões particulares com conselheiros fora de audiências

Portaria 21/19 foi publicada em abril.

Da Redação

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Atualizado às 09:45

Em abril, a presidência do Carf - Conselho Administrativo de Recursos Fiscais aprovou a portaria 21/19. O ato estabelece o Novo Código de Conduta Ética do conselho e revogou portaria publicada dias antes.

t

O ato administrativo trata da conduta ética dos agentes públicos em exercício no Conselho. Entre suas previsões, a portaria orienta os agentes públicos a agirem em conformidade com o Regimento Interno, o decreto 1.171/94, as Orientações Normativas da CGU, e com outras normas.

A portaria recomenda, entre diversos pontos, que o agente, ao expressar suas opiniões veiculadas sob qualquer forma - seja em aulas, palestras, livros, artigos ou similares - deve registrar que elas são de caráter pessoal e não refletem o posicionamento do Conselho.

O ato normativo também traz disposições acerca de outros pontos, tais como: atendimento ao público, sigilo profissional, o exercício do mandato dos conselheiros, e concessão de audiências.

Audiências

Em relação a este último ponto, tratado nos artigos de 32 a 34, a portaria 21/19 estabelece que as audiências serão concedidas exclusivamente nas dependências do Carf e no horário de expediente.

O código estabelece que a concessão de audiências às partes deve ser especialmente norteada pelos princípios da transparência, independência e isonomia, evitando-se o conflito de interesses. O artigo 33 também estabelece que o agente público deva estar acompanhado de outro servidor no momento da audiência.

Já conforme o artigo 34, não é cabível a concessão de audiência para processos cujo julgamento da peça recursal tenha sido iniciado e não concluído. O dispositivo também veda, em seu parágrafo 2º, discussões particulares entre conselheiros e interessados a respeito de processos fora do ambiente das audiências.

Confira a íntegra da portaria 21/19.

Restrição

Em nota, a OAB/MG manifestou inconformismo em relação aos artigos 32 a 34 da portaria. Para a seccional, com pretexto de dispor sobre a conduta dos agentes públicos, o código restringe direitos dos advogados no exercício da profissão.

A OAB/MG entende que os dispositivos violam o artigo 133 da CF/88 e o artigo 7º do Estatuto da Advocacia e da OAB, que permite aos advogados ingressar livremente nas salas e dependências de audiências mesmo fora do horário de expediente, independentemente da presença de seus titulares.

Confira a nota da OAB/MG.