MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Faleceu na última sexta-feira o Ministro Dr. Gualter Godinho

Faleceu na última sexta-feira o Ministro Dr. Gualter Godinho

Da Redação

terça-feira, 19 de setembro de 2006

Atualizado às 09:47


Falecimento


Faleceu na última sexta-feira o Ministro Dr. Gualter Godinho

Faleceu sexta-feira (15/9), na Capital, aos 90 anos, o Ministro Dr.Gualter Godinho, natural de Bragança Paulista/SP, casado com Da. Ruth Apparecida Franchini Godinho. Deixa dois filhos - Augusto Gualter Franchini Godinho (médico) e Ana Luisa Franchini Godinho Ariolli (advogada), e cinco netos.

Primeiro paulista escolhido para Ministro Civil, tomou posse no Superior Tribunal Militar em junho de 1977, onde permaneceu até a aposentadoria compulsória, em 1986. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, na turma de 1939, e ainda estudante, foi estagiário junto à redação do jornal O Estado de São Paulo. Exerceu os cargos de Chefe do Serviço de Assistência Jurídica do Governador do Estado durante 5 governos,  de Procurador do Estado, Procurador-Chefe da Procuradoria Administrativa do Estado e Procurador- Geral do Estado.

Foi nomeado Juiz substituto do Tribunal de Contas do Estado, e em seguida, Juiz civil do Tribunal de Justiça Militar do Estado, tendo sido eleito seu presidente por 3 vezes consecutivas, antes de assumir o cargo de Ministro togado no Superior Tribunal Militar. Neste Superior Tribunal, seus votos, sempre pautados pela erudição, equilíbrio e independência, fizeram história naquela Casa e foram objeto do reconhecimento dos mais eminentes advogados que lá atuaram na defesa de seus patrocinados.

Foi também consultor jurídico da Cia. Antárctica Paulista, onde criou e implantou,  pioneiramente, o setor de Infortunística.  Posteriormente, foi membro do Conselho Fiscal da companhia.

Autor da obras no campo do Direito castrense, era possuidor de vários títulos acadêmicos, condecorações nacionais e estrangeiras, tendo também recebido o título de Cidadão Paulistano.

Sócio remido do Club Athlético Paulistano, onde participou do Conselho Fiscal por muitos anos, era membro de inúmeras entidades ligadas ao Direito, à cultura, à filantropia e à cidadania, como Associação dos Magistrados Brasileiros, Amajum, OAB/SP, Instituto dos Advogados de São Paulo, Academia Paulista de Direito, Academia Paulista de Letras Jurídicas, Associação dos Antigos Alunos do Largo São Francisco, Instituto Genealógico, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Fundação Dorina Nowill para Cegos, Sociedade Veteranos de 32 (MMDC), entre outras. Era atualmente ainda, Mesário da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, fato do qual muito se orgulhava.

A missa de sétimo dia será na quinta-feira (21/9), às 11h, na Igreja Nossa Senhora do Brasil (Av. Brasil esq. com R. Colombia, na Capital de SP).
_____________