MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CCJ do Senado aprova doação de órgão sem autorização de familiares
Projeto de lei

CCJ do Senado aprova doação de órgão sem autorização de familiares

PLS foi aprovada pela CCJ do Senado, caso não haja recurso para votação no plenário, o texto segue para a Câmara.

Da Redação

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Atualizado em 24 de maio de 2019 10:49

A família não pode interferir na retirada de órgãos de uma pessoa com morte cerebral que tenha manifestado em vida a vontade de ser doadora. Assim prevê o PLS 453/17, aprovado em decisão final pela CCJ do Senado nesta quarta-feira, 22. Se não houver recurso para votação no plenário do Senado, o texto segue para a Câmara.

t

 

Para amparar essa dispensa de autorização familiar, o autor do projeto, senador Lasier Martins, utilizou a tutela da autonomia da vontade do titular do direito da personalidade, assegurada pelo CC/02.

"Inquestionavelmente, é uma regulação que torna mais fácil a doação de órgãos e, com efeito, tem a capacidade de melhorar consideravelmente a qualidade de vida daqueles que, desesperadamente, necessitam de órgãos doados para prorrogar com dignidade as suas próprias vidas."

No parecer ao PLS 453/17, o senador Rogério Carvalho, relator do projeto, concordou que a manifestação válida da vontade de alguém sobre a doação de partes de seu corpo após a morte é suficiente e deve ficar livre da intromissão de terceiros.

"Se mostra necessário que haja lei clara que expressamente autorize a retirada de partes de cadáver para efeito de doação, sem a necessidade do consentimento familiar, desde que possa ser constatada a manifestação válida do doador nesse sentido."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas