MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Violência obstétrica": Ministério dos Direitos Humanos pede que Saúde retire recomendação para abolir termo
Recomendação

"Violência obstétrica": Ministério dos Direitos Humanos pede que Saúde retire recomendação para abolir termo

Em maio, ministério da Saúde recomendou abolição do termo por supostamente não haver consenso quanto a sua definição.

Da Redação

segunda-feira, 3 de junho de 2019

Atualizado às 09:05

Foi publicada no DOU desta segunda-feira, 3, a recomendação 5/19, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, sobre políticas públicas em relação à violência obstétrica. A recomendação é para que o ministro da saúde desconsidere orientação para abolir o termo "violência doméstica".

t

De acordo com a pasta de Direitos Humanos, a orientação do ministério da Saúde representa um retrocesso nas políticas públicas de saúde da mulher e saúde materna. O texto também recomenda a garantia da participação social na formulação da Política Nacional de Humanização - Humaniza SUS e no Programa Humanização do Parto e Nascimento, especificamente, mas não apenas, quanto à tipificação das condutas que representam violência obstétrica.

O ministério de Direitos Humanos, ao expedir a recomendação, considerou dados sobre a violência obstétrica. No documento, a pasta afirma que o termo foi reconhecido pela OMS - Organização Mundial de Saúde, em 2014, e que a episotomia (corte da região do períneo) ocorreu em 56% dos partos, de acordo com a pesquisa Nascer no Brasil.

História real

18 de abril de 2012. O que era para ser um dia feliz na vida de uma gestante com a chegada de sua filha se tornou um triste episódio de violência obstétrica. Ela foi anestesiada contra sua vontade, tendo de ouvir a declaração do médico de que "não era índia para aguentar um parto sem tomar nada". Também foi amarrada, submetida à episiotomia e separada do marido por várias horas.

Confira a história real de uma mulher que foi vítima de violência obstétrica e levou seu caso à Justiça:

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA