MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. "Processo penal contra autoridades" é obra essencial para o Direito Constitucional e Penal
Lançamento

"Processo penal contra autoridades" é obra essencial para o Direito Constitucional e Penal

O autor discute desde aspectos práticos das investigações e das ações penais até questões sobre a inviolabilidade e as imunidades constitucionais.

Da Redação

quarta-feira, 5 de junho de 2019

Atualizado às 09:16

tNão é comum que uma obra no prelo seja lida e citada no STF e no STJ. E também não é por acaso que o livro "Processo penal contra autoridades", de Daniel Marchionatti, publicado pela Editora Forense, sai da gráfica tendo conquistado tamanho prestígio. Trata-se de livro que facilita a vida daqueles que atuam em matéria penal perante os tribunais e enriquece os estudos dos aspectos constitucionais da responsabilidade dos agentes públicos.

O autor discute desde aspectos práticos das investigações e das ações penais até questões sobre a inviolabilidade e as imunidades constitucionais. Os temas – tratados com profundidade acadêmica – são comentados com leveza, levando o leitor à interpretação mais recente dos tribunais, sem deixar de transmitir um posicionamento pessoal. 

A obra analisa o regime penal de autoridades de todos os níveis, do presidente da República aos vereadores, passando pelo vice-presidente; ministros de Estado; parlamentares; magistrados; membros de Tribunais e de Conselhos de Contas; membros do Ministério Público; comandantes das Forças Armadas; chefes de Missão Diplomática; governadores e vice-governadores; prefeitos e vice-prefeitos; secretários de Estado, Distritais e dos Territórios; comandantes de Forças Policiais; procuradores de Estado; delegados de Polícia; defensores públicos; e oficiais das Forças Armadas. 

Aborda, também, o foro privilegiado e todos os aspectos da ação penal originária dos tribunais: investigação, recebimento da denúncia, instrução, julgamento, recursos, execução e inelegibilidade. Além disso, disseca a Lei do Processo nos Tribunais (li 8.038/1990). 

Processo penal contra autoridades foi desenvolvido a partir da experiência e do conhecimento acumulados pelo autor, na instrução de ações penais do STF. A obra foi elogiada pelo ministro Gilmar Mendes, afirmando que Marchionatti "lidou com complexas questões que lhe foram apresentadas, sempre com extremo afinco e dedicação". 

Sobre o autor:

 

Daniel Marchionatti é ex-magistrado Instrutor no STF. Doutorando pela USP e mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor universitário. 

__________

__________

EDITORA FORENSE LTDA

Patrocínio

OLIVEIRA & ARAUJO SOCIEDADE DE ADVOGADOS
OLIVEIRA & ARAUJO SOCIEDADE DE ADVOGADOS

OLIVEIRA & ARAUJO SOCIEDADE DE ADVOGADOS O Oliveira & Araújo Sociedade de Advogados, é um moderno escritório de advocacia privada e consultoria jurídica registrado na OAB/MG sob o número 3.549, e que se dedica há cerca de 15 anos, principalmente à administração de contencioso de massa...

instagram
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
SPENASSATTO ADVOGADOS
SPENASSATTO ADVOGADOS

SPENASSATTO SOCIEDADE DE ADVOGADOS