MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Exame de Ordem reprova mais de 80% dos candidatos no Pará

Exame de Ordem reprova mais de 80% dos candidatos no Pará

Da Redação

quinta-feira, 21 de setembro de 2006

Atualizado às 15:28


Espelho do ensino

 

Exame de Ordem reprova mais de 80% dos candidatos no Pará

 

O segundo Exame de Ordem da Seccional da OAB/PA, realizado em agosto deste ano, reprovou 80,49% dos candidatos. Na capital, Belém, que teve o maior número de candidatos presentes (481 bacharéis), 382 não alcançaram a pontuação mínima para a aprovação. No resultado por opção do candidato, o Direito Civil apresentou o maior índice de reprovados: 94,12%. O exame prático-profissional foi realizado nos municípios de Santarém, Marabá e em Belém.

 

O índice de faltas foi baixo, com apenas 2,4% dos 667 candidatos inscritos não tendo comparecido à prova. A Universidade Federal do Pará (Ufpa), somando os campus de Belém, Marabá e Santarém, foi a instituição de ensino que mais aprovou candidatos. Dos 219 bacharéis desta instituição que fizeram a prova prático-profissional, 62 foram aprovados, perfazendo um índice de 71,68% de reprovação.

 

A Universidade da Amazônia (Unama) teve o maior número de candidatos, um total de 231, dos quais apenas 40 chegaram à aprovação - 82,68% de reprovação. O Centro de Ensino Superior do Pará (Cesupa) inscreveu 62 candidatos e registrou 85,48% de reprovação. A FIT teve reprovação de 90,48% dos 42 inscritos. O Instituto Luterano de Ensino Superior de Santarém (ILES/ULBRA) teve índice de reprovação de 94,44% dos 54 candidatos na segunda fase. Dos bacharéis de outras faculdades, que totalizaram 43 presentes, 79,07% não foram aprovados.

 

Direito Penal foi a principal opção dos candidatos - 113 realizaram a prova subjetiva -, mas apenas 67,26% conseguiram a aprovação, totalizando 76 candidatos. O Direito Administrativo aparece como a segunda alternativa mais procurada pelos bacharéis (54) e registrou um índice de aprovação de 31,48%.

 

Para o presidente da OAB/PA, Ophir Cavalcante Junior, os resultados do exame são um espelho do ensino no Brasil e demonstram a necessidade de repensarmos que país queremos para o presente e, sobretudo, para o futuro. "A educação deve ser pauta de todos os que querem dirigir o país, devendo o eleitor considerar esse aspecto na hora de escolher seu candidato a fim de que tenhamos um novo desenho no ensino básico e fundamental, criando uma nova cultura no ensino superior", afirmou Ophir. 

_____________

 

Patrocínio

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...