MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Exame de Ordem reprova mais de 80% dos candidatos no Pará

Exame de Ordem reprova mais de 80% dos candidatos no Pará

Da Redação

quinta-feira, 21 de setembro de 2006

Atualizado às 15:28


Espelho do ensino

 

Exame de Ordem reprova mais de 80% dos candidatos no Pará

 

O segundo Exame de Ordem da Seccional da OAB/PA, realizado em agosto deste ano, reprovou 80,49% dos candidatos. Na capital, Belém, que teve o maior número de candidatos presentes (481 bacharéis), 382 não alcançaram a pontuação mínima para a aprovação. No resultado por opção do candidato, o Direito Civil apresentou o maior índice de reprovados: 94,12%. O exame prático-profissional foi realizado nos municípios de Santarém, Marabá e em Belém.

 

O índice de faltas foi baixo, com apenas 2,4% dos 667 candidatos inscritos não tendo comparecido à prova. A Universidade Federal do Pará (Ufpa), somando os campus de Belém, Marabá e Santarém, foi a instituição de ensino que mais aprovou candidatos. Dos 219 bacharéis desta instituição que fizeram a prova prático-profissional, 62 foram aprovados, perfazendo um índice de 71,68% de reprovação.

 

A Universidade da Amazônia (Unama) teve o maior número de candidatos, um total de 231, dos quais apenas 40 chegaram à aprovação - 82,68% de reprovação. O Centro de Ensino Superior do Pará (Cesupa) inscreveu 62 candidatos e registrou 85,48% de reprovação. A FIT teve reprovação de 90,48% dos 42 inscritos. O Instituto Luterano de Ensino Superior de Santarém (ILES/ULBRA) teve índice de reprovação de 94,44% dos 54 candidatos na segunda fase. Dos bacharéis de outras faculdades, que totalizaram 43 presentes, 79,07% não foram aprovados.

 

Direito Penal foi a principal opção dos candidatos - 113 realizaram a prova subjetiva -, mas apenas 67,26% conseguiram a aprovação, totalizando 76 candidatos. O Direito Administrativo aparece como a segunda alternativa mais procurada pelos bacharéis (54) e registrou um índice de aprovação de 31,48%.

 

Para o presidente da OAB/PA, Ophir Cavalcante Junior, os resultados do exame são um espelho do ensino no Brasil e demonstram a necessidade de repensarmos que país queremos para o presente e, sobretudo, para o futuro. "A educação deve ser pauta de todos os que querem dirigir o país, devendo o eleitor considerar esse aspecto na hora de escolher seu candidato a fim de que tenhamos um novo desenho no ensino básico e fundamental, criando uma nova cultura no ensino superior", afirmou Ophir. 

_____________