MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Celso de Mello cita droga em avião da FAB e Moraes ironiza: "obviamente que nunca aconteceria"
STF

Celso de Mello cita droga em avião da FAB e Moraes ironiza: "obviamente que nunca aconteceria"

Conversa dos ministros foi durante sessão no plenário nesta quarta-feira, 26.

Da Redação

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Atualizado às 18:33

Um exemplo usado pelo ministro Celso de Mello em meio à sessão de julgamentos no plenário do STF chamou a atenção nesta quarta-feira, 26: a notícia do sargento preso pela polícia espanhola com 39kg de cocaína no avião da FAB, da comitiva do presidente Bolsonaro. 

t

Os ministros discutiam o juízo competente para autorizar investigação contra criminosos comuns dentro das dependências de Casa Legislativo. Após o ministro Alexandre de Moraes apresentar seu voto no sentido de que a competência, neste caso, é da Corte Suprema, em vista do foro por prerrogativa de função dos parlamentares, que poderiam estar envolvidos na investigação, o ministro Celso de Mello fez um aparte. Ele destacou sua preocupação com que se construam "santuários de proteção" de criminosos comuns em relação a certos espaços institucionais reservados a determinadas autoridades com prerrogativa de foro.

"Pegue-se por exemplo a situação de um avião da FAB, um avião militar que serve à Presidência da República, e em cujo interior é apreendida uma quantidade imensa de drogas. Haveria necessidade de se instaurar investigação no STF quando não há qualquer conexão do fato aparentemente delituoso com o presidente da República, mas sim com um auxiliar seu, como por exemplo um sargento?"

Em resposta, Moraes ironizou: disse rindo que, quanto à questão do avião, "obviamente que isso nunca ocorreria".

Quanto à indagação do ministro, Moraes respondeu dizendo que a preocupação com "santuário de criminosos" é de todos, mas isto só ocorreria se não houvesse uma PGR atuante, se o STF, ao ser chamado, não autorizasse. "A questão não é de impedir ou não as medidas, mas sim quem constitucionalmente é o juiz natural para isso."

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...