MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PL dá prazo de defesa a devedor condenado

PL dá prazo de defesa a devedor condenado

X

Da Redação

segunda-feira, 25 de setembro de 2006

Atualizado às 08:18


Dez dias

 

PL dá prazo de defesa a devedor condenado

 

O PL 7232/06 (clique aqui), do deputado Eduardo Cunha, permite que o devedor condenado ao pagamento de quantia certa ou já fixada em liquidação apresente ao juiz, no prazo de dez dias, uma justificativa formal para o não-pagamento.

 

O projeto altera o Código de Processo Civil (artigo Art. 475-J). Conforme esse artigo, esse devedor está sujeito a multa de 10%, se não efetuar o pagamento no prazo de 15 dias, e seus bens ficam sujeitos a penhora.

 

"Com a modificação do Código de Processo Civil, houve a imposição de multa na hipótese de o devedor não efetuar o pagamento, sem, contudo, estabelecer a possibilidade de que seja exercido o direito constitucional ao contraditório", explica Cunha. Ao determinar que o devedor seja multado só depois que sua justificativa tiver sido julgada, o projeto pretende assegurar-lhe o direito de defesa.

 

Tramitação

 

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara.

__________

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...