MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Adidas pode vender camisa com cores do uniforme da seleção brasileira de futebol
Distinção

Adidas pode vender camisa com cores do uniforme da seleção brasileira de futebol

O juiz de Direito Paulo Assed Estefan, da 4ª vara Empresarial do RJ, negou pedido de liminar da CBF.

Da Redação

sábado, 6 de julho de 2019

Atualizado em 4 de julho de 2019 14:34

Adidas pode continuar comercializando camisa amarela com gola verde parecida com o uniforme da seleção brasileira de futebol. Decisão é do juiz de Direito Paulo Assed Estefan, da 4ª vara Empresarial do RJ.

t

A CBF - Confederação Brasileira de Futebol ajuizou ação contra a Adidas, na qual pediu tutela de urgência para que a ré se abstivesse da prática de "infração de signo distintivo e concorrência desleal". Conforme a CBF, a prática decorre da produção, divulgação e distribuição de vestuário que imita o uniforme oficial da Seleção Brasileira de Futebol. A entidade acrescentou, ainda, que a ré é principal concorrente da Nike - responsável pela confecção do uniforme - no seguimento em questão.

Para o juiz, a questão deve ser decidida sob a premissa de que as cores nacionais podem ser utilizadas sem restrições por qualquer pessoa, física ou jurídica, sendo necessário verificar se a reprodução dessas cores num determinado contexto ofende aos direitos da autora.

"É claro que a camisa amarela com gola verde remete àquela usada pela seleção brasileira de futebol. Mas isso não basta. É preciso que haja outros sinais claros que evidenciem a utilização dos símbolos protegidos, como o escudo e o nome, por exemplo."

De acordo com o magistrado, o que a requerida apresenta é uma camisa com cores nacionais em disposição idêntica à da seleção brasileira, porém, com design levemente diferente, escudo diverso e sua marca "Adidas" estampada no peito, o que, ao seu ver, é forte distinção apta a evitar confusão entre as duas camisas.

"Querer estar vestido com a camisa verde e amarela é sentimento comum à maioria dos brasileiros, valendo ressaltar a liberdade em usar as cores nacionais, mas nem todos querem vestir a da Nike ou o escudo da CBF, merecendo, então, o poder da escolha, até porque torcer pelo Brasil nem sempre se traduz em torcer pela seleção brasileira de futebol."

Assim, negou o pedido de liminar feito pela CBF.

  • Processo: 0146695-51.2019.8.19.0001

Confira a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...