segunda-feira, 10 de maio de 2021

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Desembargador Orlando Carvalho é eleito novo presidente do TJ/MG

X

terça-feira, 26 de setembro de 2006


TJ/MG

 

Desembargador Orlando Carvalho é eleito novo presidente

 

O desembargador Orlando Adão Carvalho, de 68 anos, foi eleito hoje o novo presidente do TJ/MG, com 61 votos dos 117 desembargadores presentes à reunião plenária. Os outros candidatos foram o desembargadores Reynaldo Ximenes Carneiro, 43 votos; Antônio Hélio Silva, sete votos; e Cláudio Costa, três votos. Houve ainda dois votos nulos e um em branco.

 

No discurso de agradecimento, Orlando Carvalho, atual 1º Vice-Presidente do TJ/MG, falou da emoção ao ser eleito. "Presidir o TJ Estadual é o sonho de todo magistrado e hoje realizo esse sonho", disse.

 

Ao agradecer a postura ética e fraterna entre os demais candidatos, destacou a importância de se manter a tradição de eleger para a presidência o desembargador mais antigo que esteja concorrendo. "Minas Gerais tem um peso muito grande dentro do País e a quebra da tradição teria uma grande repercussão nacional", ressaltou.

 

Antecipou que pretende realizar uma administração pautada pela serenidade, dinamismo e solidariedade. "Espero ter coragem, firmeza, bravura, ousadia, audácia e generosidade, durante minha gestão", reafirmou.

 

Natural de Santa Luzia/MG, o desembargador Orlando Carvalho formou-se pela Faculdade Mineira de Direito da Puc Minas em 1962. Ingressou na magistratura em 1966, tendo atuado nas comarcas de Galiléia, Resplendor, Peçanha, Entre Rios de Minas e Belo Horizonte. Passou a integrar o antigo Tribunal de Alçada em 1986, sendo promovido para o TJ/MG em 1991.

 

O desembargador Orlando Carvalho foi presidente da 1ª Câmara Cível do TJ/MG de 1995 a 2004, bem como vice-presidente, corregedor e presidente do TRE no período de 2000 a 2002. Teve destacada atuação no meio jornalístico, na década de 60, nas funções de repórter do jornal "Folha de Minas" (1959 a 1962), secretário de redação do semanário "O Binômio" (1960 a 1962) e diretor regional do Correio de Minas (1963 a 1964). Foi ainda diretor do Departamento de Relações Públicas e redator do jornal da Associação dos Magistrados Mineiros.

 

__________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 26/9/2006 08:22