MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MPE/SP: Imprensa oficial é proibida de fazer propaganda do governo do estado

MPE/SP: Imprensa oficial é proibida de fazer propaganda do governo do estado

X

Da Redação

terça-feira, 26 de setembro de 2006

Atualizado às 08:24


Período eleitoral

 

MPE/SP: Imprensa oficial é proibida de fazer propaganda do governo do estado

 

O juiz James Siano, do TRE/SP, concedeu neste domingo, 24/9, liminar para suspender, até a realização das eleições, a divulgação de publicidade institucional do governo de São Paulo pela imprensa oficial do estado.

 

O TRE/SP atendeu ao pedido formulado pelo procurador regional Eleitoral Mario Luiz Bonsaglia, que no sábado, 23/9, ingressou com representação contra o diretor-presidente da imprensa oficial do estado, Hubert Alquéres, sob o fundamento de que o Diário Oficial do Estado vem realizando publicidade institucional de programas e ações do governo estadual durante o período eleitoral. Isso fere o disposto no artigo 73, inciso VI, alínea 'b' da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97 - clique aqui), que veda a realização de publicidade institucional no período de três meses que antecede a realização das eleições.

 

Essa publicidade institucional, que é feita por meio de uma sobrecapa que acompanha as edições do Diário Oficial, já vinha ocorrendo antes do período eleitoral e deveria ter cessado no trimestre anterior às eleições, como determina a Lei das Eleições.

 

Favorecimento

 

Essa conduta, segundo aponta a PRE/SP, tende a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos ao pleito de 1º de outubro, já que favorece, de modo genérico, os candidatos que tenham relação com os detentores do governo estadual, a exemplo dos correligionários do governador do estado.

 

No período eleitoral, somente em situações excepcionais, e com autorização expressa da JE, é permitida a divulgação de peças publicitárias de cunho institucional. A representação da PRE/SP aponta diversos e recentes precedentes do TSE e do próprio TRE/SP negando autorização a órgãos públicos que manifestaram interesse na realização de publicidade de cunho institucional ao longo do atual período eleitoral, em face da inexistência da urgência exigida pela lei.

 

O representado deverá ser notificado a apresentar defesa no prazo de 48 horas, após o que será proferida decisão final pelo TRE/SP.

  • Consulte o inteiro teor da representação da PRE/SP, clique aqui.
  • Leia a decisão do juiz James Siano (processo nº 16340), clique aqui.

__________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista